37ª Feira do Livro de Brasília traz o protagonismo feminino na literatura
Com o tema “Mulheres a toda prosa”, a 37ª Feira do Livro de Brasília (Felib) começa na sexta-feira (24) e vai até 3 de dezembro, na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). A iniciativa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), homenageia o protagonismo feminino na literatura, na mediação de leitura e na educação.
“Um evento como a Feira do Livro é grandioso para nossos jovens e crianças”, ressalta o titular da Secec, Claudio Abrantes. “Ainda mais quando vivemos em uma era completamente tecnológica. É fundamental estimular a leitura e a proximidade com obras essenciais, principalmente quando falamos das artes e da cultura.” Paralelamente, a BNB apresentará atrações do programa Mala do Livro – de bibliotecas domiciliares –, promoverá encontro de clubes de leitura para discutir mediação e oferecerá aulões de redação para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB.
“A feira é uma parceria antiga da Secec”, lembra o subsecretário do Patrimônio Cultural, Felipe Ramón. “A edição deste ano é especial porque trata dessa questão tão contemporânea e importante que é a participação das mulheres.”
Mulher em foco – A escritora, pedagoga, mestre e doutora em psicologia Kiusam Regina de Oliveira é uma das homenageadas na Felib por suas contribuições em literatura negro-brasileira, como ela se refere a seu trabalho com crianças e adolescentes. Já a professora da Secretaria de Educação (SEE) Nyedja Gennari, também escritora, contadora de histórias e arte-educadora, será a patronesse do evento. Outras profissionais de destaque no evento são a professora Gina Vieira Ponte de Albuquerque, da área de linguística e análise de discurso; a arte-educadora Aldanei Menegaz, curadora da programação para incentivar famílias leitoras; a professora e coordenadora pedagógica Sonia Maria Soares dos Reis, que assina a curadoria para atividades em torno do conceito de escola leitora; a poeta Natália Cristina Aniceto, editora e livreira, encarregada de orientar autores e autoras a publicar; e a pedagoga Nilva Belo de Morais, pós-graduada em contação de histórias e curadora do evento Viva Ride, de incentivo às artes do Entorno.
Também haverá espaço para debater a violência contra a mulher. “A Felib combate a invisibilização do trabalho feminino e a violência de gênero”, lembra o coordenador do projeto da feira, Thelmo Ribeiro. A posição dialoga com a proposta editorial de ser “um retrato de seu tempo e caixa de ressonância para grandes questões contemporâneas”, conforme foi assinalado a apresentação desta edição da Felib.
Incentivo à leitura – A Felib foi criada em 1982, com a Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF) – instituição civil de direito privado, sem fins lucrativos. O objetivo é incentivar a leitura, democratizar o acesso ao livro, fomentar a literatura e promover as bibliotecas no DF.
Nos dez dias de atividade haverá apresentações artísticas, lançamentos e sessões de autógrafos, bate-papo, contações de histórias, mostras, exposições e oficinas. Serão 18 mil títulos expostos em cerca de 60 estandes, com geração de 3,5 mil empregos diretos e indiretos. O evento conta com R$ 1.150.000 de termo de fomento (emendas parlamentares dos deputados distritais Max Maciel e Martins Machado).
A previsão é que aproximadamente 80 mil pessoas visitem a Felib, que vai ocupar, na BNB, a Praça da Língua Portuguesa, onde há o painel de azulejos do lisboeta Júlio Pomar, além do espaço térreo, e o segundo e terceiro andares do prédio.
A feira também incentiva medidas de acessibilidade e de sustentabilidade, como coleta seletiva, utilização de material reciclável e limpeza com uso de produtos biodegradáveis, além do estímulo ao transporte por bicicletas.
Serviço
37ª Feira do Livro de Brasília
→ Data: do dia 24 deste mês a 3 de dezembro
→ Local: Biblioteca Nacional de Brasília (próximo à Rodoviária do Plano)
→ Entrada gratuita
→ Veja a programação completa.
Fonte: Agência Brasília
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
Estudo confirma o crescimento da preferência por podcasts com vídeo
Novos dados do Morning Consult
Mostra na Câmara Legislativa traduz impacto do hip hop no DF
“O hip hop está aonde
INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO JULIANIART NA E-MIRACLE VILLE
Artista Plástica Arlene Juliani realiza
Espaço Cultural abre exposição Horizontes Internos
No dia 30 de outubro,
Você sabe quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
Sabe quando miramos em vários
Retorno Projeto Pixinguinha: Alaíde Costa e OSTNCS em apresentação única na capital do país
A voz preciosa da cantora
Você sabe o que é análise perceptiva de gestão?
Dra. Renata Esotico, Fisioterapeuta Integral
TikTok usa campanha feita com IA para educar sobre IA
Visando promover transparência e o
Arte Urbana nas Escolas: Graffiti, rap, dança e roda de conversa em escolas da Ceilândia
Em continuidade à 5ª edição
Denise Vourakis apresenta exposição Linhagem Cartográfica no ECRR
As heranças dos antepassados são
Maktub: O destino da moda é você
A estilista e professora de
Remoda, Feira de Brechós: Festival de Moda Circular
Consumo consciente de moda, economia
Campeonato brasiliense de drift acontece neste final de semana
O maior evento de drift