Lia de Itamaracá e Renato Matos se apresentam neste domingo no Museu da República

O Prêmio Profissionais da Música se despede da 7ª edição neste domingo 4 de junho. Encerrando uma rica programação, o evento reservou para o final o Festival A Parada da Música, com nada menos que seis atrações musicais, que movimentarão o Museu Nacional da República a partir das 16 horas. Ao longo de seis horas, subirão ao palco Márcio Moreira (RJ), Crônica Mendes50 Tons de Pretas (RS)Claudia Castelo Branco (RJ), que aquecerão o público para as apresentações principais: os shows de Renato Matos (DF) e Lia de Itamaracá (PE). Um espetáculo de diversidade e muito talento, passando pela ciranda, reggae, rap, mpb, jazz e misturas singulares. Ainda há ingressos para serem retirados no Sympla

Neste domingo, também acontece o fechamento da Feira Literária, com entrevistas feitas com os autores de livros exibidos no evento: “Guia da Produção Cultural 9ª edição”, de Edson Natale e Cris Olivieri; “Memórias de um motorista de turnê”, de Paulo André, “Brincadeiras de soprar”, de Rosa Barros; “O violão pampeano de Lúcio Yanel”, de José Daniel Telles dos Santos; “Para ouvir Sylvia Telles”, de Gabriel Gonzaga; “Viver é melhor que sonhar”, de Chris Fuscaldo; “Prática da Linguagem da Música Brasileira na Música Popular”, de Rafael Leme; “África Brasil: Um dia Jorge Ben Voou Para Toda a Gente Ver”, de Kamille Viola e “Gauchismo Líquido”, de Clarissa Figueiredo.

Ao longo da premiação (resultado no site), a mais abrangente do Brasil, com 176 categorias, os participantes puderam conferir uma ampla programação com painéis, entrevistas, palestras, workshows e laboratório de gravação musical. Mas a performance musical também esteve presente, claro, com apresentações de Maísa Arantes, Kluber, Igor Gnomo, Afrodizia, Clara Teles, Ligatripa e Orquestra Alada Trovão da Mata.  

Em mais uma inovação, a programação do Prêmio Profissionais da Música será segmentada ao longo do ano. No segundo semestre, as atrações contemplarão espaços além do Plano Piloto, voltadas, principalmente, para a juventude e comunidade escolar, abordando o audiovisual com mostra de videoclipes, LAB Vídeo, show de apresentação com o resultado do LAB PPM– que acontece agora na primeira etapa– e demais atividades a serem informadas nos próximos meses.

Sobre o PPM – Ao slogan “Temos um país para reconstruir”, soma-se a urgência de expor e reconhecer o esforço de tantos nestes difíceis últimos anos. Portanto: “Viva a Cultura Popular”. Realizado em Brasília de

1º a 4 de junho, o evento homenageia a cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá, na modalidade Educação; o cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos, em Convergência; o pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca, em Produção e Chico Science (in memoriam), um dos expoentes do Mangue Beat, em Criação

Foram premiadas 176 categorias, disputadas 842 finalistas. Destes, cerca de 200 vieram de 20 estados brasileiros para participar da festa. Além da programação realizada no Museu da República, as atrações também se dividiram pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, Clube do Choro e Orbis Studio.  

Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM, reforça que o PPM é feito para os profissionais da música de todo o país, com o propósito da valorização de toda a cadeia criativa e produtiva da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição. 

Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais

Facebook
Telegram
LinkedIn
WhatsApp

Quem somos

A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.

Leia mais posts

Siga as redes sociais

Rolar para cima