16 dicas de como divulgar um produto para aumentar as suas vendas
Todo mundo sabe que divulgação é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Jargões de venda como “quem não é visto não é lembrado” ou “propaganda é a alma do negócio” inclusive são populares e autoexplicativos. Mas como divulgar um produto para venda de forma simples e eficiente?
Com as ferramentas que a tecnologia oferece hoje, são diversas as possibilidades de dar visibilidade na internet aos produtos que você oferece. O segredo é fazer isso de forma estratégica: entender o seu público-alvo, saber onde ele está e que tipo de informação é capaz de atrair a sua atenção.
Vale lembrar que, por trás de uma boa divulgação, deve existir um bom produto e um bom atendimento. Afinal, a indicação segue sendo a melhor propaganda, seja na internet ou pessoalmente. O clássico boca a boca. Consumidores confiam na recomendação de quem já comprou e, da mesma forma, deixam de comprar quando se depararam com avaliações ruins.
or isso, antes de divulgar qualquer item, lembre-se de garantir o mais importante: uma experiência positiva do cliente. Isso inclui também oferecer diferentes meios de pagamento, transações seguras, diversos canais de compra e entrega ágil. Feito isso, as chances de ele concluir a venda depois da divulgação serão muito maiores.
Como fazer a divulgação do seu produto:
Use sua rede de contatos
- Uma ótima forma de divulgar um produto é pelas pessoas conhecidas, do seu círculo pessoal, como familiares, amigos e colegas de trabalho. Compartilhe informações sobre o seu produto com elas pelo Whatsapp e pelas redes sociais. Mas com moderação, sem deixar a intimidade se converter em insistência.
- Lembre-se de inserir o link do e-commerce ou do produto em todos os seus perfis de redes sociais, naquelas em que faça sentido vender (Youtube, LinkedIn, Instagram, Facebook, Pinterest, Whatsapp) e também nas assinaturas de e-mail.
Aposte nas mídias sociais
- Divulgar e vender nas redes sociais é hoje uma necessidade para qualquer empresa. Três em cada quatro consumidores usam essas plataformas para buscar produtos, segundo pesquisa da Opinion Box. O grande diferencial é a variedade de canais à disposição. Porém, é importante não sair atirando para todos os lados – escolha as redes que se conectam com o público que quer atingir. Não tem aderência divulgar sua loja de brigadeiros gourmet, por exemplo, no LinkedIn, mas no Instagram tem tudo a ver.
- Escolhida a rede, crie um perfil profissional, que oferece métricas para ajudá-lo a entender se a divulgação está indo pelo caminho certo ou precisa de ajustes.
- Atente-se às particularidades de cada mídia social. Se a ideia é divulgar um produto no Instagram, por exemplo, que é mais visual, caprichar nas imagens é essencial. Já no linkedIn, detalhar a programação do curso à venda é mais importante do que fotos impactantes.
- Explore as possibilidades que aquela rede oferece. No Instagram, por exemplo, tem feed, stories, IGTV, live… Cada formato tem um propósito.
- Se o perfil já tem um bom volume de seguidores, as lives, por exemplo, são um sucesso quando o assunto é divulgação no Instagram. O levantamento da Opinion Box mostrou que 72% dos consumidores costumam assistir lives. O IG é onde mais se vê esse tipo de conteúdo, sendo uma oportunidade de mostrar em detalhes o seu produto e tirar dúvidas ao vivo.
- Falando nisso, interagir com o público nas redes sociais é parte fundamental da divulgação de um produto na internet. Assim, fique atento às mensagens e aos comentários recebidos para respondê-los rapidamente, e em tom sempre amigável e informativo.
- Não se esqueça de usar hashtags. Esse é mais um modo de alcançar pessoas na divulgação do seu produto. Quem estiver buscando produtos com as palavras das suas hashtags vai encontrar os seus posts.
Invista em conteúdo pago
- Para divulgar um produto, chegando ao público de forma mais certeira, fazer anúncios pagos nas redes sociais é um caminho importante. Com um custo relativamente baixo, por meio dessas publicações patrocinadas dá para segmentar quem vai receber o conteúdo que quer divulgar: por gênero, idade, localização, interesses etc.
- Outras alternativas pagas com bons resultados são também usar uma ferramenta de e-mail marketing, fazer posts patrocinados com influenciadores e dar comissão a vendedores em programas de afiliados.
Divulgue pelo WhatsApp
- Presente em 99% dos celulares dos brasileiros, o popular aplicativo de mensagem é um meio valioso para promover e vender o seu produto. É fácil de usar, os clientes têm afinidade, requer baixo custo de investimento e favorece uma interação rápida e personalizada.
- Comprar a versão Business do app, voltado para empresas, é a opção indicada para divulgar um produto no WhatsApp. Ela oferece diversas facilidades para o uso comercial, como mensagens automáticas (boas-vindas, ausência etc.), função catálogo e organização das conversas e clientes com etiquetas.
- Usando o WhatsApp Business, no lugar de grupos, que são importunos pelo volume de mensagens e acabam sendo silenciados, crie listas de transmissão. Elas enviam mensagens iguais, mas que são recebidas de forma particular por cada contato. Dê um nome criativo, capriche nas informações e dispare mensagens que vão atrair o seu público.
Anuncie seu produto em um marketplace
- Outra maneira de divulgar um produto é anunciá-lo em um marketplace reconhecido. Por ser um espaço que reúne vários potenciais consumidores, com alta predisposição à compra, além de ampliar a visibilidade do item, são maiores as chances de a divulgação se transformar em venda.
- Esses sites também transmitem mais credibilidade ao consumidor quanto ao processo de pagamento, segurança de dados pessoais e idoneidade do vendedor – o que também ajuda muito a promover o produto. Para isso, basta fazer a sua parte, criando um anúncio atrativo.
Por fim, qualquer que seja a sua estratégia de divulgação, duas dicas básicas estão sempre valendo.
Primeiro, cuidado com excesso de divulgação. Senão o efeito é o contrário, de rejeição ao seu produto. E depois, muita atenção ao conteúdo do que você divulga: o texto não deve ter erros de português; precisa ser curto, mas valorizando os pontos fortes do seu produto; forneça informações completas e verdadeiras; e use sempre uma linguagem simples, direta e simpática.
Fonte: Revista Exame
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