
Uso da Internet no Brasil cresceu 33% nos últimos 8 anos, aponta Cetic.Br
84% dos lares brasileiros estiveram conectados à Internet em 2023. Em números absolutos, 156 milhões de brasileiros estão conectados, de alguma forma, à Internet. É o que aponta a recém-divulgada pesquisa TIC Domicílios 2023, publicada pelo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que considera o uso da Internet por indivíduos de 10 anos de idade ou mais.
A pesquisa é realizada desde 2005 e oferece um importante panorama sobre a maneira como os brasileiros se relacionam com a Internet. Percorrendo um trilho histórico percorrido ao longo dos últimos oito anos (2015-2023), dados apontam um aumento de 33% nos índices de uso da Internet no país.
O crescimento acompanha a constante adaptação do mundo físico às imposições do universo digital e a sua maneira de moldar comportamentos cotidianos. Por exemplo, 78 milhões de usuários (50%) afirmaram ter adquirido produtos ou serviços pela Internet nos últimos 12 meses. Em 2015, apenas 39% dos entrevistados confirmaram a ação de compra online e curiosamente, após altos e baixos nos anos seguintes, o percentual se repetiu em 2019.
Outro aumento significativo foi abordado no recorte de brasileiros que utilizaram a Internet para a realização de consultas, pagamentos ou outras transações financeiras. 54% dos entrevistados confirmaram o uso de serviços bancários online em 2023 – aumento de 21% em relação a 2019.
Internet não é realidade para todos
A pesquisa aponta que 29 milhões de brasileiros não utilizam a Internet e mapeou características que ajudam a montar a imagem dessa parcela populacional. Destes, 24 milhões habitam zonas urbanas brasileiras, enquanto os 5 milhões restantes habitam áreas rurais.
Do total de não usuários, 24 milhões não cursaram o Ensino Médio, 17 milhões se declararam pretos ou pardos e outros 17 milhões pertencem à classe DE. Analisando a faixa etária dos entrevistados, a pesquisa descobriu que 16 milhões de não usuários têm 60 anos ou mais e outros 16 milhões se identificam com o sexo masculino.
Finalmente, as regiões Nordeste e Sudeste abrigam, juntas, 20 milhões de brasileiros que não utilizam a Internet. O restante da amostra se divide entre as regiões Norte (3 milhões), Sul (3 milhões) e Centro-Oeste (2 milhões).
Os entrevistados foram convidados a listar os motivos pelos quais não acessam a Internet. Para a maioria (55%) o principal empecilho é o alto preço dos serviços oferecidos. 50% afirmaram não acessar a Internet porque não sabem utilizá-la, enquanto 41% disseram que o acesso não lhes é necessário.
Telefone ou computador
58% dos entrevistados pela Cetic.br disseram que só acessam a rede através do telefone celular. Apesar de sua notória portabilidade, os dispositivos móveis, quando utilizados de forma exclusiva, tendem a limitar a experiência do internauta.
Apenas 37% dos usuários fiéis dos smartphones afirmaram ter verificado se uma informação encontrada na Internet era verdadeira. Entre os internautas que utilizam tanto os computadores quanto os celulares, a taxa de checagens sobe para 71%.
Tais limitações também incluem potenciais diferenciais para a produtividade. Apenas 6% dos usuários de telefones foram capazes de criar apresentações por slides no aparelho, contra 29% dos entrevistados que também utilizam o computador.
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts

CLDF recebe exposição “Alma Negra Viva!”
Nesta terça-feira (15), às 19h,

Personal IA? Por que orientações de exercícios via Inteligência Artificial podem ser perigosas?
O avanço das inteligências artificiais


Via Sacra de São Sebastião, em Brasília, chega à 33ª edição
Nesta Sexta-feira Santa, 18 de

Música Gospel: Gênero faz sucesso durante período de Páscoa
Durante o período da Páscoa,


Quando inovar demais custa conexão: O caso do novo lançamento da Boca Rosa
Nos últimos anos, Bianca Andrade

IFC Lança “Escola do Dinheiro”: Projeto Itinerante Vai Ensinar Educação Financeira a 30 Mil Jovens em São Paulo
O Instituto Futuros Craques (IFC)


Espaço Cultural realiza exposição em homenagem aos 65 anos de Brasília
Nesta terça-feira (1º), a partir

Festival Hip Hop do Cerrado celebra sua 6ª edição com atrações gratuitas em Ceilândia
Em comemoração ao aniversário de

Bar Divina Providência promove Dia da Mulher Divina
Tradicional ponto de encontro no

CURSO ON-LINE “PRÁTICAS ENERGÉTICAS ANCESTRAIS FEMININAS” CONVIDA MULHERES A REDESCOBRIREM SEU PODER ESSENCIAL
Todo mundo passa por momentos

Áurea Martins se apresenta na Caixa Cultural em Brasília
A CAIXA Cultural Brasília apresenta,