
19ª edição do Salão do Artesanato volta à capital paulista reunindo artesãos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal
Com realização da Rome Eventos, sediada em Brasília, a 19ª edição do Salão do Artesanato volta à capital paulista reunindo artesãos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. De 21 a 25 de maio, o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, transforma-se em uma grande vitrine do artesanato nacional, com exposição e venda de mais de 100 mil peças artesanais, apresentações culturais, desfiles de moda, oficinas, performances, mostra audiovisual, espaço gastronômico e Rodada de Negócios. A entrada é gratuita.
Para o diretor-geral da Rome Eventos, Rômulo Mendonça, o retorno a São Paulo fortalece o posicionamento estratégico do Salão. “Queremos consolidar a capital paulista como sede permanente, dada sua relevância econômica e cultural. É onde conseguimos reunir lojistas, investidores, designers e um público ávido por consumir produtos com identidade brasileira”, destaca.
O tema deste ano, “A arte que vem da fibra”, como explica a Leda Simone, diretora-executiva da Rome Eventos, homenageia tanto o uso de fibras naturais no artesanato — como capim dourado, buriti, licuri e piaçava — como a “fibra” dos artesãos, que, com criatividade e resiliência, mantêm vivas tradições culturais e geram renda em suas comunidades. “Com criatividade, resistência e amor pela arte, eles mantêm vivas tradições, superam desafios e garantem sustento de famílias e comunidades”.
A programação conta com a presença de mestres artesãos, expositores independentes e representantes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que ocupa mais de um andar do espaço com estandes das 27 unidades da federação. O evento tem apoio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), por meio do PAB, e do Sebrae Nacional.
Entre os destaques, o estilista indígena amazonense Maurício Duarte levará sua coleção “Muiraquitã”, e a vitrine “Moda Artesanal”, exibirá peças de vestuário e acessórios criados a partir de técnicas tradicionais. Já o desfile com coordenação e styling de Ander Oliveira, terá criação de looks a partir de peças expostas para a venda no próprio evento para revelar como o feito à mão brilha com estilo e inventividade. A trilha sonora do desfile será conduzida por uma banda de pífanos formada por mulheres LGBTQIA+ acima de 50 anos — reforçando o compromisso do evento com inclusão, diversidade e inovação.
No espaço “Ateliê dos Mestres Artesãos”, o público poderá conhecer de perto os processos criativos de mestres reconhecidos por sua excelência e trajetória e Rodada de Negócios, voltada a lojistas e compradores, deverá reunir cerca de 100 compradores, impulsionando vendas diretas e parcerias comerciais duradouras. Em 2024, a iniciativa resultou em mais de R$ 13 milhões em negócios futuros.
Para o ministro Márcio França (MEMP), o Salão “é mais do que uma feira; é uma celebração da cultura popular brasileira e uma poderosa ferramenta de geração de renda”. O setor reúne mais de 230 mil artesãos registrados na base do PAB e mobiliza, só na realização do evento, mais de 4 mil empregos diretos e indiretos.
Com coordenação do programa Mãos e Mentes Paulistanas, oficinas gratuitas também serão oferecidas durante os cinco dias de programação, promovendo formação, troca de saberes e inclusão de novos públicos no universo artesanal.
O Salão do Artesanato é uma experiência para toda a família — e uma chance única de se conectar com a riqueza cultural do Brasil, representada em peças únicas de cerâmica, madeira, palha, tecidos, bordados e trançados que carregam histórias, memórias e identidade.
SERVIÇO:
19º Salão do Artesanato
Pavilhão da Bienal- Parque do Ibirapuera- São Paulo
De 21 a 25 de maio
Das 11h às 21h (para o público em geral)
De 21 a 23 de maio
Das 10h às 11h (acesso exclusivo para lojistas)
Entrada franca
instagram: @salaodoartesanatooficial
facebook: Salão do Artesanato
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts

Uma noite de amor, fé e inclusão: Projeto Mari’s ilumina Botafogo e consagra o lançamento da 14ª edição da Revista TOK
Existem noites que passam. E existem

Projeto “Dona Gi e sua Negritude” leva fusão de rap e rock a escolas públicas de Samambaia
Fomentar reflexões sobre identidade, racismo

Prata no Mundial FISU: geração formada no Instituto Futuros Craques coloca o Brasil entre os melhores do planeta
O Brasil encerrou sua participação

“Tranquilo, mas agiliza”: Gurulino ganha seu primeiro livro, em edição especial
“O que você vai ser

CEI 01 de São Sebastião terá dia de Yoga, música e aquarela com projeto “Brincar de FloreSer”
Estudantes do Centro de Ensino

Paulistano IFC encerra temporada com título em Juiz de Fora e mira o Brasileiro CBB como último desafio do ano
O basquete 3×3 brasileiro viveu

Artesanato, sabores e música: vem aí o 20º Salão do Artesanato no Parque da Cidade
O 20º Salão do Artesanato

Spotify e Netflix anunciam parceria estratégica para podcasts em vídeo
A Netflix e o Spotify

Itapoã recebe debate de encerramento do projeto “Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas”
Para encerrar a série de



Smart glasses em ascensão são mais um canal de distribuição para rádios, streaming e podcasts
O mercado de smart glasses,

Arte na Praça: Cida Avelar e Thaly Son Bordin são as atrações deste sábado (25), em Sobradinho
A Música Popular Brasileira (MPB)