
Instituto de Esporte e Cultura Prevermed fortalece projetos e se habilita para captar pela Lei de Incentivo ao Esporte
Com 11 anos de atuação, o Instituto de Esporte e Cultura Prevermed, sediado no Distrito Federal, atua na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio do esporte, especialmente do voleibol. Sob a liderança de Lídia Paula, a instituição reúne ex-atletas e membros da comunidade em projetos que resgatam a autoestima, fortalecem vínculos sociais e oferecem novas oportunidades de inclusão, motivação e superação. Atualmente, as atividades do instituto beneficiam, em média, 60 atletas, com idade a partir de 18 anos.
O Prevermed está habilitado para captar recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e, em agosto, deu entrada na sua primeira proposta por meio do mecanismo. A expectativa é que essa conquista possibilite fortalecimento institucional, ampliação do projeto esportivo, impacto social e comunitário ainda mais abrangente, além de ampliar ações educacionais e de formação.
Segundo Lídia Paula, o instituto já colhe frutos importantes do trabalho realizado através do voleibol, com equipe master (acima de 35 anos) e equipe adulta masculina e feminina (entre 18 anos e 35 anos). Em sua última competição, três atletas foram selecionados como destaques do torneio, um marco que reforça a qualidade técnica e o potencial de transformação social do projeto. Para os próximos meses, estão previstos projetos de recreação voltados para equipes paralímpicas (curto prazo), realização de campeonatos (médio prazo) e a formação de uma equipe de treinamento estruturada (longo prazo).
A parceria com a Rede CT, que capacita empreendedores sociais esportivos para o uso da LIE, se mostrou fundamental nesse processo de crescimento. “Tem sido uma experiência perfeita, com muito acolhimento, aprendizado de qualidade e uma mentoria e rede de apoio de excelência”, destaca Lídia. Ela explica que os treinamentos oferecidos têm garantido segurança na elaboração das propostas, padronização das ações exigidas pela LIE e qualificação da equipe, resultando em maior impacto social e esportivo. Com essa estrutura, o Instituto Prevermed segue firme na missão de transformar vidas por meio do esporte, tornando-se uma referência na inclusão e no desenvolvimento comunitário no Distrito Federal.
Assim como o Instituto de Esporte e Cultura Prevermed, 21 outras instituições do Distrito Federal estão recebendo treinamento e mentoria da Rede CT para fortalecer seus projetos sociais e esportivos e se habilitarem para acessar a LIE. São elas: Associação de Ginástica Rítmica e Acrobática (AGRA), Associação América Futebol Clube (AAFC), Associação Brasil Melhor, Associação Cresce-DF, Associação Desportiva da Saúde da Família LGBTQIAP+, CAEFIPH, Casa de Paternidade, Centro Assistencial Maria Carmem Colera, Centro Social Formar, Instituto A33, Instituto Bom Samaritano, Instituto do Carinho, Instituto Majuriká, Instituto Para o Reino, Instituto Rede Solidária – IRES, Instituto Thourao Esporte e Assistencial Social, Instituto Vôlei em Ação / Power DF Vôlei, ONG Esporte Para Todos, Projeto Assistencial Sementes de Esperança (PASES) e Transforme Ações Sociais e Humanitárias.
“Desde que iniciamos o CT, em 2024, já formamos 655 organizações sociais com projetos esportivos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, abrangendo 238 municípios em 20 estados. Dessas, mais de 250 receberam mentoria especializada para captação de recursos via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. São 145 projetos já aprovados, representando cerca de R$ 70 milhões. Juntas, estas organizações capacitadas atendem mais de 478 mil pessoas em seus territórios, em sua maioria em vulnerabilidade, e movimentam a cadeia da transformação social destas regiões”, comenta Vanessa Mazur Brandalize, coordenadora de Comunicação da Rede CT.
Conheça a Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei nº 11.438/06, conhecida como Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam em impostos em projetos esportivos e paradesportivos. Os recursos viabilizam iniciativas em todo o país e atendem públicos diversos — crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência — consolidando o esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e transformação social.
Sobre o Projeto CT
O Projeto CT – Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e da Rede Igapó, com patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE), fortalecendo programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Em 2025, 765 organizações se inscreveram, e 352 foram selecionadas para a capacitação. Dessas, 95 estão sediadas no Centro-Oeste, 20 a mais que no primeiro ciclo de capacitação da Rede CT, oferecido em 2024. O projeto segue ampliando seu alcance, com foco em mentorias e na consolidação de projetos com potencial real de impacto.
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais

Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


Roça Cri-criativa realiza espetáculo gratuito para a primeira infância no DF
Que tal curtir o Dia

Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ofertará serviços gratuitos no DF
A Câmara Legislativa do Distrito


2º Fest Rock Brasília traz o melhor da música autoral do DF e Entorno no fim de semana
O palco está montado e

Projeto “Pilares do Choro” leva música, histórias e inclusão cultural a praças e escolas públicas do DF
Combinando a magia da música


VIII Edição do Arte na Praça: Projeto recomeça como grande vitrine artístico-cultural do DF
Uma overdose de música e

Circo Vitória chega ao Guará com oficinas gratuitas de artes circenses
Respeitável público, o Circo Vitória

Pesquisadores da USP São Carlos desenvolvem modelo de IA segura e ganham prêmio internacional
Um artigo produzido por pesquisadores

Caio Bonfim recebe sua medalha de ouro no Mundial de Tóquio
Caio Bonfim (CASO-DF) recebeu sua

Rap e Rock: Dona Gi lança EP-Manifesto
Primeira mulher a unir rap

VIRADA ESPORTIVA 2025: DIVERSÃO, ESPORTE E INCLUSÃO JUNTOS
A cidade de São Paulo

Festival Sons da Diáspora celebra Tim Maia em três dias de soul e groove
Após uma estreia marcante em