
PLANTANDO O FUTURO: MINI COP FUTEBOL DE RUA
Com a proximidade da COP 30, que será realizada em novembro em Belém (PA), o Instituto Futebol de Rua, com o apoio de seus patrocinadores, vem mobilizando crianças e adolescentes de todo o país (em mais de 110 cidades) em atividades que relacionam esporte, cidadania e meio ambiente por meio dos dez projetos que executa em todos os estados brasileiros, com participação de quase 12 mil educandos, 7.276 meninos e 4.502 meninas. Dentre as atividades, destacam-se as oficinas “Mini COP – Conferência das Crianças pelo Futuro do Planeta” e “Partida Adiada – Carta às Autoridades”, ambas voltadas a jovens de 6 a 17 anos.
Na Mini COP, os educandos vivenciam uma simulação da conferência climática, representando diferentes países e propondo soluções para problemas ambientais como poluição, desmatamento, perda da biodiversidade e escassez de água. A dinâmica, além de lúdica, estimula valores de cooperação e protagonismo, reforçando o Fair Play como princípio central do Futebol de Rua. Além da simulação da conferência, as crianças também participam de jogos cooperativos que reforçam os conceitos de sustentabilidade, como a dinâmica da “pegada de carbono”. No encerramento, levam para casa uma cartilha a ser preenchida junto com a família, incentivando mudanças de hábitos cotidianos em prol da natureza.
Já na oficina Partida Adiada, o ponto de partida é a reflexão sobre como as mudanças climáticas impactam até o direito de brincar. Inspirados pela pergunta “Como vai ser o Futebol de Rua em 2030?”, os estudantes produzem manifestos ilustrados, que ganham vida em vídeos e cartazes apresentados por um porta-voz da turma. A iniciativa conecta a realidade das crianças à urgência de ações climáticas, transformando o esporte em instrumento de mobilização social. De acordo com o calendário, algumas escolas já realizaram tais atividades, enquanto outras ainda irão incluir as ações em seus cronogramas.
Segundo Fabiane Prado, supervisora pedagógica do FdR, a proposta é mostrar às crianças que o planeta é como uma grande casa comum: “Se não cuidarmos dela, ficará difícil de viver. A COP é justamente esse esforço coletivo para definir regras e ações que garantam um futuro sustentável para todos”.
Todo esse movimento resultará em um manifesto que será levado para a COP 30 em Belém (entre os dias 10 e 21 de novembro), cujo conteúdo representará as vozes das milhares de crianças envolvidas nas atividades propostas pelo FdR, organização que atua desde 2006 utilizando o esporte, a educação, a cultura e a tecnologia como ferramentas de formação humana para mais de 72 mil crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade, tendo em seu histórico 17.880 oficinas aplicadas. A partir do manifesto também serão criadas versões adaptadas para cada região do Brasil e entregues nas secretarias municipais, estaduais e o ministério do meio ambiente.
Com um formato participativo e criativo, as atividades integram a educação ambiental ao cotidiano das comunidades, mostrando que defender o clima é também defender a infância e o direito ao esporte para todos.
Sobre Instituto Futebol de Rua – O FdR é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2006, que realiza projetos via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e Lei Rouanet (Cultura), utilizando o esporte, a educação, a cultura e a tecnologia para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A metodologia desenvolvida pelo instituto alia o futebol de rua com aulas de formação humana, nas quais são exaltados conceitos como o fair play em um ambiente positivo, que permite que as crianças atuem como árbitros de seus próprios jogos. Dessa forma, eles são estimulados ao protagonismo dentro e fora do campo. Mais informações www.futebolderua.org
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais

Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts

Uma noite de amor, fé e inclusão: Projeto Mari’s ilumina Botafogo e consagra o lançamento da 14ª edição da Revista TOK
Existem noites que passam. E existem

Projeto “Dona Gi e sua Negritude” leva fusão de rap e rock a escolas públicas de Samambaia
Fomentar reflexões sobre identidade, racismo

Prata no Mundial FISU: geração formada no Instituto Futuros Craques coloca o Brasil entre os melhores do planeta
O Brasil encerrou sua participação

“Tranquilo, mas agiliza”: Gurulino ganha seu primeiro livro, em edição especial
“O que você vai ser

CEI 01 de São Sebastião terá dia de Yoga, música e aquarela com projeto “Brincar de FloreSer”
Estudantes do Centro de Ensino

Paulistano IFC encerra temporada com título em Juiz de Fora e mira o Brasileiro CBB como último desafio do ano
O basquete 3×3 brasileiro viveu

Artesanato, sabores e música: vem aí o 20º Salão do Artesanato no Parque da Cidade
O 20º Salão do Artesanato

Spotify e Netflix anunciam parceria estratégica para podcasts em vídeo
A Netflix e o Spotify

Itapoã recebe debate de encerramento do projeto “Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas”
Para encerrar a série de



Smart glasses em ascensão são mais um canal de distribuição para rádios, streaming e podcasts
O mercado de smart glasses,

Arte na Praça: Cida Avelar e Thaly Son Bordin são as atrações deste sábado (25), em Sobradinho
A Música Popular Brasileira (MPB)