
Como a inteligência artificial está influenciando o consumo da Geração Z no e-commerce
Comportamentos de compra cada vez mais definidos e pautados no bem-estar social estão impulsionando mudanças significativas na forma como o e-commerce atende a Geração Z. Uma pesquisa da Ilumeo mostrou que esse grupo já se relaciona melhor com recomendadores artificiais do que com humanos, o que deve impactar significativamente o comércio eletrônico nos próximos anos: a Geração Z já corresponde a boa parte dos consumidores e até 2030 fará parte da maior parcela deles, de acordo com um estudo da Euromonitor.
“A IA usa essa informação para impulsionar o consumo da Geração Z. A abordagem mais personalizada e ágil tem sido um dos motivos que mais os influenciam, já que eles valorizam uma jornada mais prática e individualizada”, explica Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerces.
No comércio eletrônico, a inteligência artificial otimiza a experiência do usuário, deixando o processo de compra mais rápido e eficiente. Os consumidores da Geração Z não precisam perder muito tempo fazendo buscas antes de achar o que desejam, por exemplo, graças aos sistemas de busca modernos e navegabilidade otimizada por IA. Eles podem contar, ainda, com chatbots capazes de oferecer um atendimento em tempo real e ajudar na escolha do produto certo.
A personalização da publicidade é outra forma pela qual a inteligência artificial influencia o consumo dos mais jovens. Com a análise de dados das redes sociais, a IA é capaz de criar anúncios mais relevantes e direcionados, oferecendo soluções e recomendações específicas para esse recorte de consumidores. Tal abordagem de marketing tem se mostrado útil para atrair e fidelizar clientes.
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília – Tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


Sob os pés do mundo: uma experiência sensorial em Brasília
O Museu Nacional de Brasília

Projeto Quitanda Cultura e Saberes começa dia 9 de agosto com atrações culturais gratuitas
O projeto Quitanda Cultura e

1 Ano da Revista Tok de Empreendedorismo
No dia 24 de julho

Como a IA está se tornando infraestrutura estratégica no marketing
A inteligência artificial está redefinindo


Prêmio Paulo Freire amplia prazo de inscrições
A Comissão de Educação e


1 Ano da Revista Tok de Empreendedorismo: Uma Jornada de Coragem, Conexão e Propósito
Há exatamente um ano, um

Rede CT inicia mentoria para transformar projetos sociais esportivos em iniciativas viáveis para LIE
Criado para fortalecer iniciativas esportivas

Palavra em trânsito: Prêmio Candango de Literatura mobiliza autores em 20 países
Encerrada a etapa de inscrições,

Artigo: Filhos precisam de mães curadas. Inteiras. Felizes!
Durante muito tempo, eu acreditava

Dia Nacional da Ciência: Celebrando a Curiosidade e a Inovação no Brasil
Hoje, o Brasil celebra o

Consumo de notícias continua migrando da mídia tradicional para o digital
O Instituto Reuters para o