
A inteligência Artificial vai mudar a forma como se faz música?
De acordo com dados da pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, em 2024, 72% das empresas já usavam IA, um aumento em relação há 2023, onde apenas 55% utilizavam.
A IA na indústria musical – Um dos setores mais influenciados por essa nova tecnologia foi o cultural, em especial nas músicas, seja na composição, gravação e até mesmo nos videoclipes das canções.
No entanto, apesar de ser cada vez mais usada na indústria musical, assim como em outros setores, a IA está longe de substituir totalmente os humanos, explica Tuka Carvalho, empresário, especialista em gestão musical e responsável pela expansão da Rede FM O Dia.
“Estamos vivendo uma revolução. A IA traz possibilidades quase infinitas de criar sons, compor letras e até simular vozes de artistas, o que era impensável há poucos anos, essas ferramentas facilitam muitos processos e encurtam etapas da produção e divulgação de músicas”.
“Mas apesar disso, o elemento humano continua sendo fundamental na música, sem isso ela fica sem personalidade, sem identidade, sem a arte em si, prefiro enxergar a IA como uma nova ferramenta, uma aliada, não uma inimiga”, conta Tuka Carvalho, que já empresariou, agenciou e foi mentor de diversos artistas de sucesso.
“O futuro da música será híbrido, unindo o melhor da criatividade humana com a precisão tecnológica da IA. A música, em essência, continuará sendo uma forma de expressão única, mas a maneira como ela é criada e compartilhada nunca mais será a mesma”, conclui Tuka Carvalho.
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


JOVENS NA CULTURA DO MEDO E DA INFORMAÇÃO SEM FILTROS
Dra. Renata Esotico, especialista em

Momento Lux comemora 2 anos com evento marcante no RJ
Na sexta-feira, 23 de maio,

NAB 2025: a IA está transformando a produção, o conteúdo e o modelo de negócios das rádios
A inteligência artificial deixou de

Tendências para o MKT de Influência em 2025
Não é de hoje que



Retail Media e Consumo Consciente: como o consumidor está moldando o futuro do varejo
A APAS Show 2025 trouxe

CLDF abre inscrições para 6ª Semana Legislativa pela Mulher
A Câmara Legislativa do Distrito

Inscrições para o Cross Urbano CAIXA no Guará (DF) terminam na terça-feira (20)
O circuito de corridas de


Como a comunicação orientada por dados pode transformar estradas em sistemas inteligentes?
Como a inteligência veicular e

Planaltina recebe a 2ª Edição do Festival Quebradas
Depois de explodir a cena

IFC promove “Festival de Beach Sports” em São Vicente/SP
Entre os dias 15 e