
Como a comunicação orientada por dados pode transformar estradas em sistemas inteligentes?
Como a inteligência veicular e os sistemas de transporte conectados podem se tornar mais eficientes com o uso de dados e aprendizado de máquina? E de que forma modelos inteligentes estão transformando o controle de redes veiculares? Essas questões serão discutidas no evento Estradas mais inteligentes à frente: comunicação orientada por dados e modelagem de mobilidade para inteligência veicular. O convidado para falar sobre o tema é o professor Robson Eduardo De Grande, do Departamento de Ciência da Computação da Brock University, no Canadá.
Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no dia 21 de maio, quarta-feira, às 10h10, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, localizado no bloco 6 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A palestra também será transmitida ao vivo pelo canal ICMC TV no YouTube. Para participar, de forma presencial ou virtual, basta se inscrever por meio deste link: https://icmc.usp.br/e/082b2. Quem optar pela transmissão online receberá o link de acesso por e-mail.
Durante o evento, o palestrante abordará os desafios enfrentados por veículos conectados em ambientes de alta mobilidade, como as rápidas mudanças na topologia das redes, que impactam o desempenho de sistemas críticos em tempo real. Ele discutirá, ainda, como avançadas técnicas de aprendizado de máquina — aplicadas em datacenters na nuvem, redes de borda ou embarcadas nos próprios veículos — estão sendo utilizadas para adaptar estratégias de comunicação, otimizar o tráfego de rede e melhorar o uso de recursos, consolidando as bases para sistemas de transporte inteligentes do futuro.
A iniciativa integra o ciclo de atividades de extensão organizado pelos alunos da disciplina Informação Profissional em Ciência de Dados, ministrada pelo professor Rodolfo Ipolito Meneguette. Os estudantes são responsáveis por realizar a ação, recepcionar e dialogar com o público, que poderá avaliar a iniciativa no final do evento. A proposta é, a partir das avaliações coletadas, aprimorar as próximas atividades a serem oferecidas à população, de forma a atender aos interesses da comunidade são-carlense que deseja conhecer mais sobre um campo que está em plena expansão, a ciência de dados.
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


Roça Cri-criativa realiza espetáculo gratuito para a primeira infância no DF
Que tal curtir o Dia

Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ofertará serviços gratuitos no DF
A Câmara Legislativa do Distrito


2º Fest Rock Brasília traz o melhor da música autoral do DF e Entorno no fim de semana
O palco está montado e

Projeto “Pilares do Choro” leva música, histórias e inclusão cultural a praças e escolas públicas do DF
Combinando a magia da música


VIII Edição do Arte na Praça: Projeto recomeça como grande vitrine artístico-cultural do DF
Uma overdose de música e

Circo Vitória chega ao Guará com oficinas gratuitas de artes circenses
Respeitável público, o Circo Vitória

Pesquisadores da USP São Carlos desenvolvem modelo de IA segura e ganham prêmio internacional
Um artigo produzido por pesquisadores

Caio Bonfim recebe sua medalha de ouro no Mundial de Tóquio
Caio Bonfim (CASO-DF) recebeu sua

Rap e Rock: Dona Gi lança EP-Manifesto
Primeira mulher a unir rap

VIRADA ESPORTIVA 2025: DIVERSÃO, ESPORTE E INCLUSÃO JUNTOS
A cidade de São Paulo

Festival Sons da Diáspora celebra Tim Maia em três dias de soul e groove
Após uma estreia marcante em