
Como a comunicação orientada por dados pode transformar estradas em sistemas inteligentes?
Como a inteligência veicular e os sistemas de transporte conectados podem se tornar mais eficientes com o uso de dados e aprendizado de máquina? E de que forma modelos inteligentes estão transformando o controle de redes veiculares? Essas questões serão discutidas no evento Estradas mais inteligentes à frente: comunicação orientada por dados e modelagem de mobilidade para inteligência veicular. O convidado para falar sobre o tema é o professor Robson Eduardo De Grande, do Departamento de Ciência da Computação da Brock University, no Canadá.
Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no dia 21 de maio, quarta-feira, às 10h10, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, localizado no bloco 6 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A palestra também será transmitida ao vivo pelo canal ICMC TV no YouTube. Para participar, de forma presencial ou virtual, basta se inscrever por meio deste link: https://icmc.usp.br/e/082b2. Quem optar pela transmissão online receberá o link de acesso por e-mail.
Durante o evento, o palestrante abordará os desafios enfrentados por veículos conectados em ambientes de alta mobilidade, como as rápidas mudanças na topologia das redes, que impactam o desempenho de sistemas críticos em tempo real. Ele discutirá, ainda, como avançadas técnicas de aprendizado de máquina — aplicadas em datacenters na nuvem, redes de borda ou embarcadas nos próprios veículos — estão sendo utilizadas para adaptar estratégias de comunicação, otimizar o tráfego de rede e melhorar o uso de recursos, consolidando as bases para sistemas de transporte inteligentes do futuro.
A iniciativa integra o ciclo de atividades de extensão organizado pelos alunos da disciplina Informação Profissional em Ciência de Dados, ministrada pelo professor Rodolfo Ipolito Meneguette. Os estudantes são responsáveis por realizar a ação, recepcionar e dialogar com o público, que poderá avaliar a iniciativa no final do evento. A proposta é, a partir das avaliações coletadas, aprimorar as próximas atividades a serem oferecidas à população, de forma a atender aos interesses da comunidade são-carlense que deseja conhecer mais sobre um campo que está em plena expansão, a ciência de dados.
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts

Uma noite de amor, fé e inclusão: Projeto Mari’s ilumina Botafogo e consagra o lançamento da 14ª edição da Revista TOK
Existem noites que passam. E existem

Projeto “Dona Gi e sua Negritude” leva fusão de rap e rock a escolas públicas de Samambaia
Fomentar reflexões sobre identidade, racismo

Prata no Mundial FISU: geração formada no Instituto Futuros Craques coloca o Brasil entre os melhores do planeta
O Brasil encerrou sua participação

“Tranquilo, mas agiliza”: Gurulino ganha seu primeiro livro, em edição especial
“O que você vai ser

CEI 01 de São Sebastião terá dia de Yoga, música e aquarela com projeto “Brincar de FloreSer”
Estudantes do Centro de Ensino

Paulistano IFC encerra temporada com título em Juiz de Fora e mira o Brasileiro CBB como último desafio do ano
O basquete 3×3 brasileiro viveu

Artesanato, sabores e música: vem aí o 20º Salão do Artesanato no Parque da Cidade
O 20º Salão do Artesanato

Spotify e Netflix anunciam parceria estratégica para podcasts em vídeo
A Netflix e o Spotify

Itapoã recebe debate de encerramento do projeto “Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas”
Para encerrar a série de



Smart glasses em ascensão são mais um canal de distribuição para rádios, streaming e podcasts
O mercado de smart glasses,

Arte na Praça: Cida Avelar e Thaly Son Bordin são as atrações deste sábado (25), em Sobradinho
A Música Popular Brasileira (MPB)