
Como a inteligência artificial está influenciando o consumo da Geração Z no e-commerce
Comportamentos de compra cada vez mais definidos e pautados no bem-estar social estão impulsionando mudanças significativas na forma como o e-commerce atende a Geração Z. Uma pesquisa da Ilumeo mostrou que esse grupo já se relaciona melhor com recomendadores artificiais do que com humanos, o que deve impactar significativamente o comércio eletrônico nos próximos anos: a Geração Z já corresponde a boa parte dos consumidores e até 2030 fará parte da maior parcela deles, de acordo com um estudo da Euromonitor.
“A IA usa essa informação para impulsionar o consumo da Geração Z. A abordagem mais personalizada e ágil tem sido um dos motivos que mais os influenciam, já que eles valorizam uma jornada mais prática e individualizada”, explica Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerces.
No comércio eletrônico, a inteligência artificial otimiza a experiência do usuário, deixando o processo de compra mais rápido e eficiente. Os consumidores da Geração Z não precisam perder muito tempo fazendo buscas antes de achar o que desejam, por exemplo, graças aos sistemas de busca modernos e navegabilidade otimizada por IA. Eles podem contar, ainda, com chatbots capazes de oferecer um atendimento em tempo real e ajudar na escolha do produto certo.
A personalização da publicidade é outra forma pela qual a inteligência artificial influencia o consumo dos mais jovens. Com a análise de dados das redes sociais, a IA é capaz de criar anúncios mais relevantes e direcionados, oferecendo soluções e recomendações específicas para esse recorte de consumidores. Tal abordagem de marketing tem se mostrado útil para atrair e fidelizar clientes.
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília – Tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


JOVENS NA CULTURA DO MEDO E DA INFORMAÇÃO SEM FILTROS
Dra. Renata Esotico, especialista em

Momento Lux comemora 2 anos com evento marcante no RJ
Na sexta-feira, 23 de maio,

NAB 2025: a IA está transformando a produção, o conteúdo e o modelo de negócios das rádios
A inteligência artificial deixou de

Tendências para o MKT de Influência em 2025
Não é de hoje que



Retail Media e Consumo Consciente: como o consumidor está moldando o futuro do varejo
A APAS Show 2025 trouxe

CLDF abre inscrições para 6ª Semana Legislativa pela Mulher
A Câmara Legislativa do Distrito

Inscrições para o Cross Urbano CAIXA no Guará (DF) terminam na terça-feira (20)
O circuito de corridas de


Como a comunicação orientada por dados pode transformar estradas em sistemas inteligentes?
Como a inteligência veicular e

Planaltina recebe a 2ª Edição do Festival Quebradas
Depois de explodir a cena

IFC promove “Festival de Beach Sports” em São Vicente/SP
Entre os dias 15 e