
Sou Mãe, e Agora? Desafios e transformações na nova realidade materna
Em meio às tradicionais homenagens do Dia das Mães, a fisioterapeuta Dra. Renata Esotico levanta uma importante reflexão sobre as complexidades emocionais e as profundas transformações na identidade da mulher ao vivenciar a maternidade. Longe da idealização frequentemente veiculada, a especialista alerta para os desafios da adaptação e a necessidade crucial do autocuidado nessa nova fase da vida. “A maternidade é um rito de passagem profundo, que transforma a mulher em sua essência”, declara Dra. Renata Esotico. “Não se trata de perder a individualidade, mas de expandir o feminino para uma nova dimensão.” A fisioterapeuta ressalta que a chegada de um filho marca uma transição significativa, onde a mulher precisa se adaptar a uma nova realidade sem, contudo, abandonar sua própria identidade.
Um dos pontos cruciais abordados pela Dra. Renata é a dificuldade em conciliar a liberdade e os hábitos da vida anterior com a constante demanda da maternidade. “É natural que a mulher sinta o impacto de abrir mão de certos confortos ao se tornar mãe. A disponibilidade constante para o filho exige uma adaptação que nem sempre é fácil”, explica.
A especialista também alerta para a pressão da perfeição materna propagada nas redes sociais. “A busca incessante por uma perfeição materna idealizada, muitas vezes alimentada pelas redes sociais, pode gerar grande sofrimento. É fundamental desmistificar essa imagem e reconhecer que cada jornada materna é única.”
Diante desses desafios, Dra. Renata enfatiza a importância vital do autocuidado para a saúde física e mental da mãe. “Para estar presente e inteira para o filho, a mãe precisa reservar um tempo para si. O autocuidado não é egoísmo, mas sim uma necessidade para uma maternidade saudável e equilibrada.” Ela explica que estabelecer limites e priorizar momentos para si permite que a mulher esteja mais forte e disponível para o filho.
Outro aspecto relevante destacado pela fisioterapeuta é a necessidade de desconstruir a rotina pré-maternidade. “Tentar manter a mesma rotina de antes da maternidade é uma fonte de sobrecarga. É preciso aceitar e desfrutar da nova realidade e construir um novo ritmo, compreendendo que a vida se transforma significativamente com a chegada do bebê.” E ainda completa: “Sou mãe e sempre assim desejei, desta forma, ‘o abrir mão’, significou o alcance de um sonho, algo ainda não vivenciado. E, para mim, sagrado. Mas hoje, quando olho para trás e vejo o quanto era ignorante sobre o assunto, e o quanto a mulher vive este rito sozinha, compreendo o meu impulso dedicado ao proporcionar apoio a mulheres que estão iniciando esta jornada. Ser mãe, é uma transição mágica e engrandecedora na trajetória amorosa do ser”.
Finalmente, Dra. Renata aborda o conflito interno que muitas mulheres enfrentam ao tentar equilibrar os papéis de mãe e indivíduo. “O conflito interno que muitas mães vivenciam ao tentar conciliar a antiga vida com a nova pode ser exaustivo. A chave está em integrar as diferentes facetas do ser mulher, compreendendo que a maternidade é uma parte, mas não a totalidade de sua identidade.”
Neste Dia das Mães, a reflexão proposta pela Dra. Renata Esotico convida a uma visão mais realista e acolhedora da maternidade, reconhecendo seus desafios e renascimentos, destacando a importância do autoconhecimento para uma jornada materna mais leve e feliz, tanto para a mulher quanto para o filho em si que seguirá um exemplo de amor.
Cuidar-se, é amar-se!

- Sobre a Dra. Renata Esotico: Fisioterapeuta, Psicoterapeuta Ancestral. Idealizadora dos Florais Alma Feminina. Análise Perceptiva em Gestão. Ministrante de Cursos e Palestras de desenvolvimento humano e espiritual. Idealizadora E.S.E.M (Escola de Saberes Espirituais e Mediunidade). Tel.: (11) 98316-23-49 | renataesotico.com.br
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts

Uma noite de amor, fé e inclusão: Projeto Mari’s ilumina Botafogo e consagra o lançamento da 14ª edição da Revista TOK
Existem noites que passam. E existem

Projeto “Dona Gi e sua Negritude” leva fusão de rap e rock a escolas públicas de Samambaia
Fomentar reflexões sobre identidade, racismo

Prata no Mundial FISU: geração formada no Instituto Futuros Craques coloca o Brasil entre os melhores do planeta
O Brasil encerrou sua participação

“Tranquilo, mas agiliza”: Gurulino ganha seu primeiro livro, em edição especial
“O que você vai ser

CEI 01 de São Sebastião terá dia de Yoga, música e aquarela com projeto “Brincar de FloreSer”
Estudantes do Centro de Ensino

Paulistano IFC encerra temporada com título em Juiz de Fora e mira o Brasileiro CBB como último desafio do ano
O basquete 3×3 brasileiro viveu

Artesanato, sabores e música: vem aí o 20º Salão do Artesanato no Parque da Cidade
O 20º Salão do Artesanato

Spotify e Netflix anunciam parceria estratégica para podcasts em vídeo
A Netflix e o Spotify

Itapoã recebe debate de encerramento do projeto “Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas”
Para encerrar a série de



Smart glasses em ascensão são mais um canal de distribuição para rádios, streaming e podcasts
O mercado de smart glasses,

Arte na Praça: Cida Avelar e Thaly Son Bordin são as atrações deste sábado (25), em Sobradinho
A Música Popular Brasileira (MPB)