
Sou Mãe, e Agora? Desafios e transformações na nova realidade materna
Em meio às tradicionais homenagens do Dia das Mães, a fisioterapeuta Dra. Renata Esotico levanta uma importante reflexão sobre as complexidades emocionais e as profundas transformações na identidade da mulher ao vivenciar a maternidade. Longe da idealização frequentemente veiculada, a especialista alerta para os desafios da adaptação e a necessidade crucial do autocuidado nessa nova fase da vida. “A maternidade é um rito de passagem profundo, que transforma a mulher em sua essência”, declara Dra. Renata Esotico. “Não se trata de perder a individualidade, mas de expandir o feminino para uma nova dimensão.” A fisioterapeuta ressalta que a chegada de um filho marca uma transição significativa, onde a mulher precisa se adaptar a uma nova realidade sem, contudo, abandonar sua própria identidade.
Um dos pontos cruciais abordados pela Dra. Renata é a dificuldade em conciliar a liberdade e os hábitos da vida anterior com a constante demanda da maternidade. “É natural que a mulher sinta o impacto de abrir mão de certos confortos ao se tornar mãe. A disponibilidade constante para o filho exige uma adaptação que nem sempre é fácil”, explica.
A especialista também alerta para a pressão da perfeição materna propagada nas redes sociais. “A busca incessante por uma perfeição materna idealizada, muitas vezes alimentada pelas redes sociais, pode gerar grande sofrimento. É fundamental desmistificar essa imagem e reconhecer que cada jornada materna é única.”
Diante desses desafios, Dra. Renata enfatiza a importância vital do autocuidado para a saúde física e mental da mãe. “Para estar presente e inteira para o filho, a mãe precisa reservar um tempo para si. O autocuidado não é egoísmo, mas sim uma necessidade para uma maternidade saudável e equilibrada.” Ela explica que estabelecer limites e priorizar momentos para si permite que a mulher esteja mais forte e disponível para o filho.
Outro aspecto relevante destacado pela fisioterapeuta é a necessidade de desconstruir a rotina pré-maternidade. “Tentar manter a mesma rotina de antes da maternidade é uma fonte de sobrecarga. É preciso aceitar e desfrutar da nova realidade e construir um novo ritmo, compreendendo que a vida se transforma significativamente com a chegada do bebê.” E ainda completa: “Sou mãe e sempre assim desejei, desta forma, ‘o abrir mão’, significou o alcance de um sonho, algo ainda não vivenciado. E, para mim, sagrado. Mas hoje, quando olho para trás e vejo o quanto era ignorante sobre o assunto, e o quanto a mulher vive este rito sozinha, compreendo o meu impulso dedicado ao proporcionar apoio a mulheres que estão iniciando esta jornada. Ser mãe, é uma transição mágica e engrandecedora na trajetória amorosa do ser”.
Finalmente, Dra. Renata aborda o conflito interno que muitas mulheres enfrentam ao tentar equilibrar os papéis de mãe e indivíduo. “O conflito interno que muitas mães vivenciam ao tentar conciliar a antiga vida com a nova pode ser exaustivo. A chave está em integrar as diferentes facetas do ser mulher, compreendendo que a maternidade é uma parte, mas não a totalidade de sua identidade.”
Neste Dia das Mães, a reflexão proposta pela Dra. Renata Esotico convida a uma visão mais realista e acolhedora da maternidade, reconhecendo seus desafios e renascimentos, destacando a importância do autoconhecimento para uma jornada materna mais leve e feliz, tanto para a mulher quanto para o filho em si que seguirá um exemplo de amor.
Cuidar-se, é amar-se!
- Sobre a Dra. Renata Esotico: Fisioterapeuta, Psicoterapeuta Ancestral. Idealizadora dos Florais Alma Feminina. Análise Perceptiva em Gestão. Ministrante de Cursos e Palestras de desenvolvimento humano e espiritual. Idealizadora E.S.E.M (Escola de Saberes Espirituais e Mediunidade). Tel.: (11) 98316-23-49 | renataesotico.com.br
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


Roça Cri-criativa realiza espetáculo gratuito para a primeira infância no DF
Que tal curtir o Dia

Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ofertará serviços gratuitos no DF
A Câmara Legislativa do Distrito


2º Fest Rock Brasília traz o melhor da música autoral do DF e Entorno no fim de semana
O palco está montado e

Projeto “Pilares do Choro” leva música, histórias e inclusão cultural a praças e escolas públicas do DF
Combinando a magia da música


VIII Edição do Arte na Praça: Projeto recomeça como grande vitrine artístico-cultural do DF
Uma overdose de música e

Circo Vitória chega ao Guará com oficinas gratuitas de artes circenses
Respeitável público, o Circo Vitória

Pesquisadores da USP São Carlos desenvolvem modelo de IA segura e ganham prêmio internacional
Um artigo produzido por pesquisadores

Caio Bonfim recebe sua medalha de ouro no Mundial de Tóquio
Caio Bonfim (CASO-DF) recebeu sua

Rap e Rock: Dona Gi lança EP-Manifesto
Primeira mulher a unir rap

VIRADA ESPORTIVA 2025: DIVERSÃO, ESPORTE E INCLUSÃO JUNTOS
A cidade de São Paulo

Festival Sons da Diáspora celebra Tim Maia em três dias de soul e groove
Após uma estreia marcante em