Audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025
As empresas varejistas sempre marcaram presença na publicidade audiovisual. Seja nas principais datas do calendário – como Natal, Dia dos Pais, das Mães ou dos Namorados – durante as promoções – como Black Friday e a liquidação de início de ano – ou até para apresentar sua história ou um novo serviço, produto ou posicionamento. Isso acontece porque o audiovisual continua sendo o formato mais consumido nos domicílios brasileiros, obrigando as varejistas a planejarem suas produções para se manterem competitivas no mercado.
O estudo Inside Video 2023, produzido pela Kantar IBOPE Mídia aponta que, em 2022, as produções audiovisuais impactaram 99,6% da população. Analisando todos os tipos de tela, desde os aparelhos de televisão – conectados ou não – até os smartphones, desktops e tablets, a pesquisa indica que 78,7% do tempo do consumo domiciliar é dedicado à televisão linear (TVs aberta e paga) e 21,3% às plataformas online.
Dados da Agência Nacional do Cinema mostram que o setor está em plena expansão: de acordo com a Ancine, o número de registros de obras publicitárias audiovisuais aumentou 2,4% entre 2021 e 2022. No ano passado, 39.474 títulos foram registrados, enquanto no ano anterior o número foi de 38.538.
Segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, realizada pela PwC, o mercado audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025. A recente aprovação da Lei Paulo Gustavo, por exemplo, representa um marco importante neste cenário, com o incremento de R$3,8 bilhões distribuídos entre os estados brasileiros. Esse aporte deve impulsionar tanto a produção cinematográfica quanto a publicitária nacional, além da indústria audiovisual em sua totalidade.
Como aproveitar as oportunidades
Para Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes, é essencial que os gerentes de Marketing das varejistas estejam cientes da força da produção audiovisual publicitária para manter a empresa competitiva no mercado.
“Conhecer muito bem o calendário promocional do seu negócio, desenvolver planejamento e estabelecer cronograma estratégico são ações que estimulam ideias e geram resultados cada vez mais eficazes”, enfatiza o diretor da Paprika Filmes, que apenas em 2023 registrou 130 títulos de produções audiovisuais para empresas varejistas do Brasil inteiro.
“Dentre esses 130 títulos registrados durante o ano, geramos inúmeras versões de ofertas de cada um deles para transmissão na TV e em outras mídias”, explica Rufeisen, demonstrando na prática a força do consumo domiciliar da televisão, apontada no estudo Inside Video 2023.
De acordo com o profissional, todos os filmes de varejo têm uma característica institucional. Por isso, planejamento e frequência são essenciais para se comunicar com o público diariamente.
“Manter-se frequentemente junto com o consumidor, a partir de produções audiovisuais durante todo o ano, faz com que a marca varejista seja lembrada mais facilmente, convertendo as vendas com mais eficiência”, finaliza Rodolfo Rufeisen.
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
Brasília recebe evento de carros antigos, exposições de arte e oficinas neste fim de semana
O fim de semana começa
Inteligência Artificial e Dependência Emocional: os riscos de substituição das interações humanas por respostas geradas por sistemas artificiais
Recentes observações sobre notícias do
15 tendências para as redes sociais em 2025
Em 2025, as redes sociais
Pessoas desconhecem riscos ao escanear a íris, alertam especialistas
É por uma portinha na
As dez tendências de IA para o varejo em 2025
A NRF 2025 foi uma
Prorrogadas inscrições para cursos destinados a preparar pessoas idosas contra golpes digitais
Inicialmente estabelecido como quarta-feira (15),
Mudanças da Meta: como as novas políticas podem afetar negócios e consumidores
Recentemente, Mark Zuckerberg, cofundador da
Como as marcas têm reagido à possibilidade de banimento do TikTok nos EUA
A iminente possibilidade de banimento do TikTok nos Estados
Músico Jr China, de Brasília, leva a reggae music para Santa Teresa
Em 12 de janeiro, evento
Complexo Hip-Hop: Evento gratuito promete agitar Planaltina com muita arte, música, dança e atitude
No último domingo do ano
Banda “Segundo Tempo” é um dos destaques do evento “Lokapalloza”
Tempo de estudar, fazer amizades,
Caio Bonfim é o Melhor Atleta do Ano e leva o Troféu Rei Pelé
O Atletismo Brasil está em
Computação sustentável e seus desafios frente à inteligência artificial: assista a evento online gratuito da USP
A computação sustentável surge como