![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2023/12/1612.jpg)
Audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025
As empresas varejistas sempre marcaram presença na publicidade audiovisual. Seja nas principais datas do calendário – como Natal, Dia dos Pais, das Mães ou dos Namorados – durante as promoções – como Black Friday e a liquidação de início de ano – ou até para apresentar sua história ou um novo serviço, produto ou posicionamento. Isso acontece porque o audiovisual continua sendo o formato mais consumido nos domicílios brasileiros, obrigando as varejistas a planejarem suas produções para se manterem competitivas no mercado.
O estudo Inside Video 2023, produzido pela Kantar IBOPE Mídia aponta que, em 2022, as produções audiovisuais impactaram 99,6% da população. Analisando todos os tipos de tela, desde os aparelhos de televisão – conectados ou não – até os smartphones, desktops e tablets, a pesquisa indica que 78,7% do tempo do consumo domiciliar é dedicado à televisão linear (TVs aberta e paga) e 21,3% às plataformas online.
Dados da Agência Nacional do Cinema mostram que o setor está em plena expansão: de acordo com a Ancine, o número de registros de obras publicitárias audiovisuais aumentou 2,4% entre 2021 e 2022. No ano passado, 39.474 títulos foram registrados, enquanto no ano anterior o número foi de 38.538.
Segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, realizada pela PwC, o mercado audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025. A recente aprovação da Lei Paulo Gustavo, por exemplo, representa um marco importante neste cenário, com o incremento de R$3,8 bilhões distribuídos entre os estados brasileiros. Esse aporte deve impulsionar tanto a produção cinematográfica quanto a publicitária nacional, além da indústria audiovisual em sua totalidade.
Como aproveitar as oportunidades
Para Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes, é essencial que os gerentes de Marketing das varejistas estejam cientes da força da produção audiovisual publicitária para manter a empresa competitiva no mercado.
“Conhecer muito bem o calendário promocional do seu negócio, desenvolver planejamento e estabelecer cronograma estratégico são ações que estimulam ideias e geram resultados cada vez mais eficazes”, enfatiza o diretor da Paprika Filmes, que apenas em 2023 registrou 130 títulos de produções audiovisuais para empresas varejistas do Brasil inteiro.
“Dentre esses 130 títulos registrados durante o ano, geramos inúmeras versões de ofertas de cada um deles para transmissão na TV e em outras mídias”, explica Rufeisen, demonstrando na prática a força do consumo domiciliar da televisão, apontada no estudo Inside Video 2023.
De acordo com o profissional, todos os filmes de varejo têm uma característica institucional. Por isso, planejamento e frequência são essenciais para se comunicar com o público diariamente.
“Manter-se frequentemente junto com o consumidor, a partir de produções audiovisuais durante todo o ano, faz com que a marca varejista seja lembrada mais facilmente, convertendo as vendas com mais eficiência”, finaliza Rodolfo Rufeisen.
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/2607-300x198.jpg)
Para proteger os animais, lei os reconhece como seres sencientes, passíveis de dor e sofrimento
Reconhecer os animais não humanos
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/2507-300x198.jpg)
Lei reconhece airsoft e paintball como modalidades esportivas no DF
A Lei 7.545/2024, que reconhece
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/2407-300x198.jpg)
Campanha Homem de Verdade Protege a Mulher será lançada no dia 30
A Secretaria da Família e
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/1507-300x198.jpg)
Um Capital Moto Week para ELAS
Asfalto, motor, óleo e batom!
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/1107-300x198.jpg)
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0907-300x198.jpg)
O desafio que é ser mulher nos dias de hoje
Com a proximidade do “Dias
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0807-300x198.jpg)
Cine Brasília amplia número de sessões acessíveis
Desde que o Cine Brasília
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0607-300x198.jpg)
Brasília é a capital com a melhor qualidade de vida, segundo o IPS Brasil 2024
Recentemente, foi divulgado o levantamento IPS Brasil
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0507-300x198.jpg)
“Pai do Marketing apresenta novo conceito de marketing que vai além dos 4 Ps
Aos 93 anos, Philip Kotler, considerado
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0407-300x198.jpg)
Arte Movimenta: Encontro multicultural e feira independente promovem a cena artística do Gama/DF
Uma experiência artística única, o
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0307-300x198.jpg)
Capital Moto Week bate recorde e investe R$ 20 milhões na edição 2024
Para fazer o maior festival
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0207-300x198.jpg)
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0107-300x198.jpg)
Escola de Esporte do DF abre período para renovação de matrícula
A Escola de Esporte abrirá,
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/06/3006-300x198.jpg)
As 5 marcas mais valiosas do Brasil
Marcas de bancos e cervejas