Audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025
As empresas varejistas sempre marcaram presença na publicidade audiovisual. Seja nas principais datas do calendário – como Natal, Dia dos Pais, das Mães ou dos Namorados – durante as promoções – como Black Friday e a liquidação de início de ano – ou até para apresentar sua história ou um novo serviço, produto ou posicionamento. Isso acontece porque o audiovisual continua sendo o formato mais consumido nos domicílios brasileiros, obrigando as varejistas a planejarem suas produções para se manterem competitivas no mercado.
O estudo Inside Video 2023, produzido pela Kantar IBOPE Mídia aponta que, em 2022, as produções audiovisuais impactaram 99,6% da população. Analisando todos os tipos de tela, desde os aparelhos de televisão – conectados ou não – até os smartphones, desktops e tablets, a pesquisa indica que 78,7% do tempo do consumo domiciliar é dedicado à televisão linear (TVs aberta e paga) e 21,3% às plataformas online.
Dados da Agência Nacional do Cinema mostram que o setor está em plena expansão: de acordo com a Ancine, o número de registros de obras publicitárias audiovisuais aumentou 2,4% entre 2021 e 2022. No ano passado, 39.474 títulos foram registrados, enquanto no ano anterior o número foi de 38.538.
Segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, realizada pela PwC, o mercado audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025. A recente aprovação da Lei Paulo Gustavo, por exemplo, representa um marco importante neste cenário, com o incremento de R$3,8 bilhões distribuídos entre os estados brasileiros. Esse aporte deve impulsionar tanto a produção cinematográfica quanto a publicitária nacional, além da indústria audiovisual em sua totalidade.
Como aproveitar as oportunidades
Para Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes, é essencial que os gerentes de Marketing das varejistas estejam cientes da força da produção audiovisual publicitária para manter a empresa competitiva no mercado.
“Conhecer muito bem o calendário promocional do seu negócio, desenvolver planejamento e estabelecer cronograma estratégico são ações que estimulam ideias e geram resultados cada vez mais eficazes”, enfatiza o diretor da Paprika Filmes, que apenas em 2023 registrou 130 títulos de produções audiovisuais para empresas varejistas do Brasil inteiro.
“Dentre esses 130 títulos registrados durante o ano, geramos inúmeras versões de ofertas de cada um deles para transmissão na TV e em outras mídias”, explica Rufeisen, demonstrando na prática a força do consumo domiciliar da televisão, apontada no estudo Inside Video 2023.
De acordo com o profissional, todos os filmes de varejo têm uma característica institucional. Por isso, planejamento e frequência são essenciais para se comunicar com o público diariamente.
“Manter-se frequentemente junto com o consumidor, a partir de produções audiovisuais durante todo o ano, faz com que a marca varejista seja lembrada mais facilmente, convertendo as vendas com mais eficiência”, finaliza Rodolfo Rufeisen.
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
Mães internadas na maternidade do HRSM recebem homenagem
Quem se doa e se
Confira 5 dicas para engajar clientes
Manter os clientes engajados é
Maratona do Correio Braziliense é oficializada no calendário oficial do DF
Foi publicada no Diário Oficial
Mostra Brasília em Foto reúne imagens de diversos pontos da capital federal
O Espaço Qualidade de Vida,
Ação social promove turismo inclusivo com trabalhadoras rurais e mulheres indígenas no DF
No próximo sábado (27), a
Brasileiros abandonam marcas que anunciam em sites enganosos
68% dos brasileiros acreditam que
Senado aprova Projeto de Lei para a regulamentação do Streaming
A Comissão de Assuntos Econômicos
Inaugurado Núcleo de Inovação do Distrito Federal para conteúdos de educação
O Núcleo de Inovação do
5 razões para avaliar os sentimentos dos clientes nas redes sociais
Um espaço para falar bem,
P de Pessoa: o novo pilar estratégico do Trade Marketing
Quem acompanha de perto o
Confira a programação que a Secretaria de Turismo preparou para comemorar os 64 anos de Brasília
A capital do Brasil está
Mostra Cultural do projeto “Se Liga na Cultura” acontece em Brasília
O Instituto Social IECAP, com
MEDICINA NATURAL: DENGUE PODE SER TRATATA COM O BIOMAGNETISMO
É fato que o número