
5 principais características do consumidor do futuro
Iminente, 2024 traz consigo uma série de projeções e tendências essenciais aos profissionais de Marketing. Por aqui, já compartilhamos os caminhos que deverão ser seguidos pelos produtores de vídeo e pelas marcas que desejam se posicionar como creators no TikTok, por exemplo.
Por outro lado, é preciso admitir que nenhuma dessas tendências será completamente eficaz caso seus observadores deixem de considerar o que vem pela frente sobre a parte mais importante para qualquer estratégia de Marketing: o consumidor, cada vez mais ciente de sua relevância e em busca de boas experiências e, claro, bons produtos.
Pensando nisso, Gustavo Boyde e Marcela Klein, diretor de Marketing e gerente de produtos sênior da Twilio, respectivamente, elencaram as cinco principais características do consumidor do amanhã. Para a dupla, o consumidor do futuro é:
Flexível: todos desejam mais liberdade e mais flexibilidade, e a internet é responsável por uma nova noção espacial. Pessoas podem trabalhar de qualquer lugar, ter lazer em qualquer lugar e consumir em qualquer lugar. Da mesma forma, empresas precisam estar prontas para atender em qualquer lugar, o que evidencia a necessidade da omnicanalidade nos atendimentos ao cliente, assim como a possibilidade de atendimento em cada vez mais plataformas, como as redes sociais e aplicativos de mensageria;
Consciente: as decisões de consumo são cada vez mais baseadas na consciência do indivíduo, que já não busca separar sua persona consumidora da sua persona social. Neste contexto, nota-se uma demanda por unidade. A sustentabilidade, a diversidade, a consciência de classe e sociedade são cada vez mais levados em conta na hora de consumir. Isso é importante para o consumidor e precisa ser importante para as marcas que querem dialogar com ele;
Personalizado: o cliente do futuro demanda personalização. Serviços e produtos precisam entregar exatamente o que as pessoas precisam e desejam. O que atende a uma gama grande de indivíduos já não é o bastante em um mundo onde tudo é personalizável da paleta de cores dos itens domésticos à tela dos smartphones. O mesmo vale para o consumo e as experiências de consumo, que vão além do produto ou serviço.
Os consumidores já não aceitam nada que não seja pensado exclusivamente para eles, e para conquistar isso é preciso contar com ferramentas poderosas como CDPs (plataformas de dados dos clientes) e CEPS (plataformas de engajamento dos clientes), que permitem a coleta de informações sobre os clientes e contribuem para a personalização de cada experiência. Por isso, o uso de dados adquire extrema importância ao possibilitar a utilização de ferramentas de personalização em grande escala, como as recentes inteligências artificiais generativas;
Instantâneo: o cliente do futuro não tem tempo para perder. O conceito de “espera” vai desaparecer. Por isso, empresas devem estar prontas para atender seus clientes 24×7, de verdade, com interações personalizadas e efetivas;
Aprimorado: o consumidor está em um processo constante de mudança e é modificado por melhores e mais complexas experiências e tecnologias. É preciso considerar que a realidade dos consumidores se expande cada vez mais. Em função disso, eles se tornam mais exigentes, mais mutáveis e demandam que os atendimentos, experiências e relacionamentos sejam igualmente adaptáveis a ele. A IA generativa terá importante papel neste processo.
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


MEDALHA DE PRATA EM PARIS, CAIO BONFIM PALESTRA PARA CRIANÇAS E JOVENS EM SOBRADINHO
Sobradinho recebe, nesta quinta-feira (6),

Relatório GIP criado pelo Dr. Fabiano de Abreu Agrela que estima o QI através da genética é finalmente lançado
O Relatório GIP (Genetic Intelligence

IV Edição do Festival Horizonte de Histórias abre inscrições para contadores de histórias
Em um mundo dominado pelas

Live & Digital Music Conference: 5ª edição terá palestra e painéis realizados na UnB
Com o objetivo de ouvir,


CCBB Brasília recebe edição de encerramento da turnê Obatalá: uma conexão Salvador-África-Brasil
O Centro Cultural Banco do

A realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) vão dominar o mercado
A tecnologia galopa. Em ritmo

Brasília recebe evento de carros antigos, exposições de arte e oficinas neste fim de semana
O fim de semana começa

Inteligência Artificial e Dependência Emocional: os riscos de substituição das interações humanas por respostas geradas por sistemas artificiais
Recentes observações sobre notícias do

15 tendências para as redes sociais em 2025
Em 2025, as redes sociais

Pessoas desconhecem riscos ao escanear a íris, alertam especialistas
É por uma portinha na

As dez tendências de IA para o varejo em 2025
A NRF 2025 foi uma
