
Força do empreendedorismo feminino é destaque em Brasília
Com o objetivo de transformar a realidade do empreendedorismo feminino e propor políticas públicas para o segmento, foi lançado, nesta quinta-feira (29), o projeto Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreiras. Desenvolvido pelo Sebrae-DF, com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), o evento conta com dois dias de palestras e atividades, além de um fórum que resultará em um documento com propostas de projetos de lei, programas e iniciativas com foco em microempreendedoras, mulheres à frente de microempresas e empresas de pequeno porte, além de mulheres que pretendem empreender.
A abertura ocorreu no Complexo Brasil 21 com a presença da vice-governadora Celina Leão, da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, e de outras autoridades locais. “Quando a gente investe na mulher, investe na família e na sociedade, muda o ambiente de trabalho e cria uma geração mais fortalecida”, destacou a vice-governadora do DF sobre a importância do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento socioeconômico das mulheres. “A pauta do empreendedorismo também liberta a mulher antes que ela entre num ciclo de violência, porque o teto de cristal para muitas brasileiras é a falta de oportunidade financeira para conseguir manter seus filhos”.
Celina Leão também reforçou que, ao final do seminário, o governo se comprometeu a receber as demandas que surgiram para que possam ser incorporadas às políticas públicas já existentes, como os programas de capacitação e profissionalização, a exemplo da Fábrica Social e do Capacita Mulher. “O mais importante de tudo é esse documento que terá uma análise profunda do rumo a ser seguido. Tenho certeza que o Governo do Distrito Federal terá um papel fundamental na recepção deste documento e no encaminhamento das propostas feitas pelo Sebrae”, afirmou.
O projeto Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreiras nasceu após um estudo conduzido pelo Sebrae com mulheres de várias regiões administrativas do DF para compreender os desafios enfrentados pelas empreendedoras e suas práticas no mundo dos negócios. A ideia é envolver sociedade civil e empresarial, além do governo, na discussão de propostas de novas políticas públicas, projetos, programas e iniciativas com foco em microempreendedoras, mulheres à frente de microempresas e empresas de pequeno porte e mulheres que pretendem empreender.
“Nós fizemos uma grande pesquisa em todo o Distrito Federal, onde mapeamos as dificuldades das mulheres para empreender. Começamos esse trabalho podendo entender melhor; e, com ajuda desse grande movimento, teremos mais pessoas que dedicarão seu tempo debatendo e direcionando como enfrentarmos as dificuldades e problemáticas e o que podemos fazer por meio das políticas públicas para atingir todas as mulheres empreendedoras do DF”, defendeu a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.
Fonte: Agência Brasília
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


Rede CT abre inscrições para capacitação gratuita de OSCs esportivas do Centro-Oeste
Estão abertas as inscrições para

SÁBADO É DELAS: ARTE NA PRAÇA celebra o talento feminino em Sobradinho!
A Praça das Artes de

Circo Vitória apresenta espetáculo inclusivo e gratuito para pessoas com deficiência em Brasília
O Circo Vitória promove, neste sábado (13/12),

Paulistano/IFC é campeão no Adulto e vice no Sub-23 no Brasileiro de Basquete 3×3 da CBB
O Paulistano/IFC encerrou o Campeonato

Uma noite de amor, fé e inclusão: Projeto Mari’s ilumina Botafogo e consagra o lançamento da 14ª edição da Revista TOK
Existem noites que passam. E existem

Projeto “Dona Gi e sua Negritude” leva fusão de rap e rock a escolas públicas de Samambaia
Fomentar reflexões sobre identidade, racismo

Prata no Mundial FISU: geração formada no Instituto Futuros Craques coloca o Brasil entre os melhores do planeta
O Brasil encerrou sua participação

“Tranquilo, mas agiliza”: Gurulino ganha seu primeiro livro, em edição especial
“O que você vai ser

CEI 01 de São Sebastião terá dia de Yoga, música e aquarela com projeto “Brincar de FloreSer”
Estudantes do Centro de Ensino

Paulistano IFC encerra temporada com título em Juiz de Fora e mira o Brasileiro CBB como último desafio do ano
O basquete 3×3 brasileiro viveu

Artesanato, sabores e música: vem aí o 20º Salão do Artesanato no Parque da Cidade
O 20º Salão do Artesanato

Spotify e Netflix anunciam parceria estratégica para podcasts em vídeo
A Netflix e o Spotify