
P de Pessoa: o novo pilar estratégico do Trade Marketing
Quem acompanha de perto o girar das engrenagens de Marketing já deve ter se deparado, pelo menos uma vez, com os famosos “4 Ps”. O termo resume quatro pilares cruciais para estratégias de Marketing, a saber, Preço, Praça, Produto e Promoção – lista comumente expandida para abrigar novos Ps compatíveis com a modernização da disciplina.
Embora todos os Ps sejam essenciais para a ocorrência de vendas, o P correspondente ao pilar Praça adquire uma importância estratégica acentuada no Trade Marketing. Isso porque o termo engloba os pontos físicos de contato entre os consumidores e os produtos ofertados, organizados, à priori, pelos profissionais de Trade.
Sozinhos, no entanto, estes locais não são capazes de falar aos consumidores sobre os benefícios de um produto ou serviço ali oferecido e impulsionar as vendas – e é aí que a lista de Ps se expande para agregar o pilar Pessoas. Em palestra ao Workshop Mundo do Marketing, Jansen Moreira, CEO da Incentive.me, falou sobre a conexão entre a motivação das pessoas e o sucesso do Trade Marketing.
As pessoas na praça
Para Jansen, mais que conhecer os detalhes da praça, os profissionais de Trade Marketing precisam saber lidar com as pessoas que a frequentam. “Ser um profissional de Trade Marketing é ser um especialista em pessoas. Isso vem antes de tudo. Depois, é preciso ser especialista em outras coisas. Mas primeiro em pessoas”, enfatiza o CEO.
Ao pensar nas pessoas que frequentam a praça, seria comum visualizar de forma automática os consumidores. Contudo, os pontos de venda são ocupados por outros agentes, igualmente importantes. “Precisamos nos lembrar de que os vendedores também estão no ponto de venda. Isto é importante porque nenhuma loja é capaz de bater metas. Quem bate as metas são as pessoas que estão dentro da loja”, adverte Moreira.
Sabendo que cada indivíduo carrega consigo um mundo à parte, Jansen ressalta o fato de que, ao observar os comportamentos das pessoas, nítidas variações são identificadas dentro da mesma loja. Este, segundo o executivo, é o principal motivo pelo qual os profissionais de Trade Marketing precisam ser especialistas em pessoas.
Não raro, as individualidades que afetam a cada vendedor poderão se transformar em empecilhos que fazem com que os vendedores percam a atenção e, por conseguinte, afetam a performance das vendas – uma eventualidade que pode ser contornada com os estímulos corretos. “As pessoas reagem a incentivos e, provavelmente, os vendedores são as pessoas mais reativas a eles”, pontua o executivo.
Neste cenário, conhecer as necessidades de cada vendedor e dar atenção a eles surge como o primeiro passo para a distribuição de incentivos desenhados para o resgate da motivação dos profissionais. “Se entregarmos mil reais para cada venda, mas o vendedor não sabe nada a respeito, não aumentamos a venda. Não é só uma questão de prêmio, é uma questão de atenção”, finaliza Moreira.
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts

Uma noite de amor, fé e inclusão: Projeto Mari’s ilumina Botafogo e consagra o lançamento da 14ª edição da Revista TOK
Existem noites que passam. E existem

Projeto “Dona Gi e sua Negritude” leva fusão de rap e rock a escolas públicas de Samambaia
Fomentar reflexões sobre identidade, racismo

Prata no Mundial FISU: geração formada no Instituto Futuros Craques coloca o Brasil entre os melhores do planeta
O Brasil encerrou sua participação

“Tranquilo, mas agiliza”: Gurulino ganha seu primeiro livro, em edição especial
“O que você vai ser

CEI 01 de São Sebastião terá dia de Yoga, música e aquarela com projeto “Brincar de FloreSer”
Estudantes do Centro de Ensino

Paulistano IFC encerra temporada com título em Juiz de Fora e mira o Brasileiro CBB como último desafio do ano
O basquete 3×3 brasileiro viveu

Artesanato, sabores e música: vem aí o 20º Salão do Artesanato no Parque da Cidade
O 20º Salão do Artesanato

Spotify e Netflix anunciam parceria estratégica para podcasts em vídeo
A Netflix e o Spotify

Itapoã recebe debate de encerramento do projeto “Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas”
Para encerrar a série de



Smart glasses em ascensão são mais um canal de distribuição para rádios, streaming e podcasts
O mercado de smart glasses,

Arte na Praça: Cida Avelar e Thaly Son Bordin são as atrações deste sábado (25), em Sobradinho
A Música Popular Brasileira (MPB)