5 razões para avaliar os sentimentos dos clientes nas redes sociais
Um espaço para falar bem, um espaço para falar mal: cada vez mais, as redes sociais se consolidam como uma caixinha virtual de críticas, elogios e sugestões aberta a milhões de clientes.
No universo do Marketing a importância destes feedbacks é autoexplicativa. Afinal, empresas líderes em Customer Experience (CX) crescem 190% a mais do que a média do segmento em que atuam, de acordo com um relatório divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG).
Para João Paulo Tavares, diretor de Marketing na Semantix, o dado evidencia a importância de que as empresas entendam não apenas o que está sendo dito, mas também o sentimento dos consumidores em relação à marca.
“Aqui, entra a importância da utilização do Processamento de Linguagem Natural com inteligência artificial, para análise de sentimentos”, recomenda Tavares, ressaltando que as ferramentas permitem às empresas avaliar o tom emocional dos textos compartilhados pelos usuários, classificando-os como positivos, negativos ou neutros.
João Paulo comenta que estas avaliações são importantes por cinco motivos específicos:
Compreensão por parte do cliente: “ao estudar os sentimentos expressos pelos clientes nas redes sociais, as empresas podem entender melhor suas preferências, necessidades e expectativas. Isso permite uma personalização mais eficaz de produtos, serviços e estratégias de Marketing”, pontua.
Gestão da reputação: “a capacidade de detectar e responder rapidamente a sentimentos negativos pode ajudar as marcas a gerenciar crises de reputação e proteger sua imagem online. Além disso, identificar e amplificar feedbacks positivos pode fortalecer a reputação da marca e construir uma relação de confiança com os consumidores”.
Avaliação de campanhas de Marketing: “a avaliação de sentimentos pode fornecer insights valiosos sobre a eficácia das campanhas de Marketing e publicidade. Ao monitorar as reações dos usuários em tempo real, as empresas podem ajustar suas estratégias para maximizar o impacto e o retorno sobre o investimento”.
Identificação de tendências de mercado: “a análise de sentimentos pode ajudar as empresas a identificar tendências emergentes, necessidades não atendidas e oportunidades de mercado. Isso permite uma resposta ágil e adaptável às mudanças nas preferências dos consumidores e nas dinâmicas do mercado”.
Aperfeiçoamento da experiência do cliente: “ao compreender as emoções dos clientes, as empresas podem aprimorar continuamente a experiência do cliente, oferecendo produtos e serviços que atendam às suas expectativas e promovendo interações mais positivas e significativas”.
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
Denise Vourakis apresenta exposição Linhagem Cartográfica no ECRR
As heranças dos antepassados são
Maktub: O destino da moda é você
A estilista e professora de
Remoda, Feira de Brechós: Festival de Moda Circular
Consumo consciente de moda, economia
Campeonato brasiliense de drift acontece neste final de semana
O maior evento de drift
Estética dos anos 2000 vira tendência para a geração Z e influencia consumo de moda
Em alta em diversos meios
95% das empresas pretendem continuar investindo na Creator Economy
A Creator Economy está –
Para proteger os animais, lei os reconhece como seres sencientes, passíveis de dor e sofrimento
Reconhecer os animais não humanos
Lei reconhece airsoft e paintball como modalidades esportivas no DF
A Lei 7.545/2024, que reconhece
Campanha Homem de Verdade Protege a Mulher será lançada no dia 30
A Secretaria da Família e
Um Capital Moto Week para ELAS
Asfalto, motor, óleo e batom!
O desafio que é ser mulher nos dias de hoje
Com a proximidade do “Dias