
Projeto leva cultura e cidadania à Penitenciária Feminina do DF
Desenhado para chegar a comunidades em condição de vulnerabilidade, dentro e fora das escolas, o projeto “Se Liga na Cultura”, apresentado pelo Instituto Cultural Vale, patrocinador master da ação através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto IECAP, alcança uma comunidade nem sempre lembrada pela sociedade.
Na primeira etapa realizada no Distrito Federal, as atividades estavam concentradas em centros de ensino públicos, centros de juventude e instituições parceiras. Com um olhar para cidadania e reinserção social feminina, o projeto abraçou nas oficinas de biojoias e culinária sustentável a inclusão de 51 mulheres da Penitenciária Feminina do DF, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape/DF) e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). “Estamos levando dignidade ao sistema penitenciário feminino do DF para promover a oportunidade de transformação de vidas por meio da qualificação profissional e empreendedora”, explica Renata Oliveira, diretora-presidente da IECAP.
Com o aprendizado adquirido ao longo do projeto, as beneficiárias da Funap renovam as esperanças de um novo futuro, com acesso a ferramentas capazes de abrir as portas para inserção no mercado de trabalho e até mesmo a investida em um empreendimento próprio. “Que essas sementes representem também o surgimento de uma nova vida após o cumprimento de pena de cada uma de vocês”, incentivou o Secretário da Seape/DF, Wenderson Teles, na cerimônia de formatura da oficina de biojoias.
Aliadas à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente, as oficinas culturais de culinária sustentável, com o chef Eduardo Henrique, e de biojoias, com a designer Suzana Rodrigues, oferecem às reeducandas capacitação profissional e oportunidade de conquista de autonomia financeira, reduzindo as taxas de reincidência criminal.
O “Se Liga na Cultura” é uma iniciativa de resgate social que propõe o encontro da teoria e da prática nos processos de aprendizagem, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e à cidadania a comunidades menos favorecidas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. As atividades contemplam pessoas a partir dos 11 anos em cursos, workshops, experiências culturais como visitas a exposições e peças teatrais, vivência em campo e intercâmbio com profissionais da área. Passada a fase presencial, um público ainda mais abrangente poderá se beneficiar da iniciativa, com turmas online focadas em liderança e criatividade, com início das aulas previsto para janeiro de 2024.
Além do DF, o “Se Liga na Cultura” chega também às cidades de Paraty, Mangaratiba e Japeri, no Rio de Janeiro, e à comunidade Tiradentes, em São Paulo. Ao todo, entre cursos presenciais e online, serão 3.500 pessoas beneficiadas. Todas as atividades estão contextualizadas com a realidade local dos assistidos, de forma a disseminar e valorizar a cultura local e proporcionar a cidadania por meio da inclusão no cenário cultural de suas cidades e da economia empreendedora, dando a eles o protagonismo na construção coletiva de conhecimentos e das comunidades locais, valorizando a arte urbana e identitária de cada região.
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
SOBRE O IECAP
O Instituto IECAP é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 22 anos em diversos projetos que fortalecem a responsabilidade social. As parcerias entre Estado, setor privado e terceiro setor agregam valor às políticas públicas, aproximando-as das pessoas e das realidades locais, possibilitando a solução de problemas sociais específicos, de forma criativa e inovadora.
A tecnologia social da instituição já alcançou mais de 40 cidades, por meio de ações com excelência na gestão e foco nos resultados. Destacam-se entre os seus princípios a inovação e o empreendedorismo, a cooperação, o compromisso ambiental e a excelência na gestão, tendo como pano de fundo a sustentabilidade dos projetos que desenvolve. Também trabalha para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O IECAP tem a missão de transformar vidas e comunidades por meio de programas e projetos sociais de educação, cultura, esporte, qualificação profissional e empreendedorismo, levando dignidade e novas possibilidades de futuro para a periferia de todo o país.
Serviço:
Site: https://iecap.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/iecap.social/
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts

Brasília faz 65 anos e celebra história nos espaços de memória
Brasília é a grande protagonista

Por que você procrastina? Seu cérebro e suas emoções são as peças-chave, afirma especialista
A cena já é conhecida:

CLDF recebe exposição “Alma Negra Viva!”
Nesta terça-feira (15), às 19h,

Personal IA? Por que orientações de exercícios via Inteligência Artificial podem ser perigosas?
O avanço das inteligências artificiais


Via Sacra de São Sebastião, em Brasília, chega à 33ª edição
Nesta Sexta-feira Santa, 18 de

Música Gospel: Gênero faz sucesso durante período de Páscoa
Durante o período da Páscoa,


Quando inovar demais custa conexão: O caso do novo lançamento da Boca Rosa
Nos últimos anos, Bianca Andrade

IFC Lança “Escola do Dinheiro”: Projeto Itinerante Vai Ensinar Educação Financeira a 30 Mil Jovens em São Paulo
O Instituto Futuros Craques (IFC)


Espaço Cultural realiza exposição em homenagem aos 65 anos de Brasília
Nesta terça-feira (1º), a partir

Festival Hip Hop do Cerrado celebra sua 6ª edição com atrações gratuitas em Ceilândia
Em comemoração ao aniversário de

Bar Divina Providência promove Dia da Mulher Divina
Tradicional ponto de encontro no