Projeto leva cultura e cidadania à Penitenciária Feminina do DF
Desenhado para chegar a comunidades em condição de vulnerabilidade, dentro e fora das escolas, o projeto “Se Liga na Cultura”, apresentado pelo Instituto Cultural Vale, patrocinador master da ação através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto IECAP, alcança uma comunidade nem sempre lembrada pela sociedade.
Na primeira etapa realizada no Distrito Federal, as atividades estavam concentradas em centros de ensino públicos, centros de juventude e instituições parceiras. Com um olhar para cidadania e reinserção social feminina, o projeto abraçou nas oficinas de biojoias e culinária sustentável a inclusão de 51 mulheres da Penitenciária Feminina do DF, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape/DF) e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). “Estamos levando dignidade ao sistema penitenciário feminino do DF para promover a oportunidade de transformação de vidas por meio da qualificação profissional e empreendedora”, explica Renata Oliveira, diretora-presidente da IECAP.
Com o aprendizado adquirido ao longo do projeto, as beneficiárias da Funap renovam as esperanças de um novo futuro, com acesso a ferramentas capazes de abrir as portas para inserção no mercado de trabalho e até mesmo a investida em um empreendimento próprio. “Que essas sementes representem também o surgimento de uma nova vida após o cumprimento de pena de cada uma de vocês”, incentivou o Secretário da Seape/DF, Wenderson Teles, na cerimônia de formatura da oficina de biojoias.
Aliadas à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente, as oficinas culturais de culinária sustentável, com o chef Eduardo Henrique, e de biojoias, com a designer Suzana Rodrigues, oferecem às reeducandas capacitação profissional e oportunidade de conquista de autonomia financeira, reduzindo as taxas de reincidência criminal.
O “Se Liga na Cultura” é uma iniciativa de resgate social que propõe o encontro da teoria e da prática nos processos de aprendizagem, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e à cidadania a comunidades menos favorecidas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. As atividades contemplam pessoas a partir dos 11 anos em cursos, workshops, experiências culturais como visitas a exposições e peças teatrais, vivência em campo e intercâmbio com profissionais da área. Passada a fase presencial, um público ainda mais abrangente poderá se beneficiar da iniciativa, com turmas online focadas em liderança e criatividade, com início das aulas previsto para janeiro de 2024.
Além do DF, o “Se Liga na Cultura” chega também às cidades de Paraty, Mangaratiba e Japeri, no Rio de Janeiro, e à comunidade Tiradentes, em São Paulo. Ao todo, entre cursos presenciais e online, serão 3.500 pessoas beneficiadas. Todas as atividades estão contextualizadas com a realidade local dos assistidos, de forma a disseminar e valorizar a cultura local e proporcionar a cidadania por meio da inclusão no cenário cultural de suas cidades e da economia empreendedora, dando a eles o protagonismo na construção coletiva de conhecimentos e das comunidades locais, valorizando a arte urbana e identitária de cada região.
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
SOBRE O IECAP
O Instituto IECAP é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 22 anos em diversos projetos que fortalecem a responsabilidade social. As parcerias entre Estado, setor privado e terceiro setor agregam valor às políticas públicas, aproximando-as das pessoas e das realidades locais, possibilitando a solução de problemas sociais específicos, de forma criativa e inovadora.
A tecnologia social da instituição já alcançou mais de 40 cidades, por meio de ações com excelência na gestão e foco nos resultados. Destacam-se entre os seus princípios a inovação e o empreendedorismo, a cooperação, o compromisso ambiental e a excelência na gestão, tendo como pano de fundo a sustentabilidade dos projetos que desenvolve. Também trabalha para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O IECAP tem a missão de transformar vidas e comunidades por meio de programas e projetos sociais de educação, cultura, esporte, qualificação profissional e empreendedorismo, levando dignidade e novas possibilidades de futuro para a periferia de todo o país.
Serviço:
Site: https://iecap.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/iecap.social/
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
Denise Vourakis apresenta exposição Linhagem Cartográfica no ECRR
As heranças dos antepassados são
Maktub: O destino da moda é você
A estilista e professora de
Remoda, Feira de Brechós: Festival de Moda Circular
Consumo consciente de moda, economia
Campeonato brasiliense de drift acontece neste final de semana
O maior evento de drift
Estética dos anos 2000 vira tendência para a geração Z e influencia consumo de moda
Em alta em diversos meios
95% das empresas pretendem continuar investindo na Creator Economy
A Creator Economy está –
Para proteger os animais, lei os reconhece como seres sencientes, passíveis de dor e sofrimento
Reconhecer os animais não humanos
Lei reconhece airsoft e paintball como modalidades esportivas no DF
A Lei 7.545/2024, que reconhece
Campanha Homem de Verdade Protege a Mulher será lançada no dia 30
A Secretaria da Família e
Um Capital Moto Week para ELAS
Asfalto, motor, óleo e batom!
O desafio que é ser mulher nos dias de hoje
Com a proximidade do “Dias