Brasília recebe campeonato nacional de jogos eletrônicos
Atenção, gamers! Podem preparar os controles porque vem aí o 2º Aberto FBDEL (Cyber Open). Entre os dias 24 e 28 de janeiro, a Biblioteca Nacional de Brasília vai reunir jogadores profissionais de todo o Brasil para disputar o prêmio final de R$ 20 mil. As primeiras fases do torneio serão realizadas até este domingo (21) na modalidade virtual e as semifinais e finais presenciais, marcadas no Distrito Federal, prometem movimentar cerca de 2 mil gamers nos cinco dias de evento.
Atento ao aumento na prática de esportes online, o Governo do Distrito Federal (GDF) saiu na frente e publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o reconhecimento dos e-sports como modalidade esportiva. Desde o dia 10 de janeiro, os profissionais praticantes são oficialmente reconhecidos como atletas pela Lei nº 7.390.
Com isso, a expectativa é que Brasília seja uma das capitais do país que fomentam, estimulam e promovem a prática do esporte eletrônico, sendo essa uma das modalidades que mais crescem no país. Neste mesmo sentido, o 2º Aberto FBDEL (Cyber Open) ocorrerá em Brasília graças ao fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF).
Na avaliação do secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, as normas recentemente sancionadas pelo governo são um passo significativo em direção à valorização do setor. “Ao receber eventos dedicados a esses atletas, fortalecemos a posição do DF como um polo dinâmico e inclusivo no universo dos esportes eletrônicos. Essa iniciativa coloca a capital federal como a segunda do país a instituir um setor dedicado exclusivamente aos esportes eletrônicos dentro da secretaria, contribuindo assim para a consolidação de Brasília como um epicentro impulsionador e acolhedor para os adeptos dos e-sports”, ressalta.
A competição, organizada pela pela Federação Brasiliense de Esportes Eletrônicos e Tecnologia (FBDEL), promete impactar cerca de 10 mil gamers, que se enfrentarão nas fases iniciais e avançadas do torneio. Ao todo, são 11 modalidades para os participantes se jogarem de cabeça, como Valorant F, FIFA, Free Fire, Just Dance Unlimited, Counter Strike 2 e League of Legends.
“A nossa expectativa é que esse evento seja um sucesso e a gente consiga colocar o nome de Brasília nas cidades que são referência em esporte eletrônico. Agora o DF nos reconhece como atletas e a gente quer continuar fomentando essa prática. Com o evento, nós vamos mostrar que temos bons atletas aqui e que eles podem se engajar porque no DF há mercado para esse público”, afirmou o presidente da FBDEL, Arthur Jerônimo.
Data comemorativa
A Lei nº 7.390, de 9 de janeiro de 2024, sancionada pela governadora em exercício Celina Leão, também criou o Dia do Esporte Eletrônico, em 27 de junho, data que entra para o calendário oficial de eventos do DF. O dia é uma homenagem ao lançamento do console Atari, em 1972, considerado um dos videogames de maior sucesso da história.
Mais informações: https://fbdel.com.br/evento/2-aberto-fbdel/
Fonte: Agência Brasília
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
Brasília recebe evento de carros antigos, exposições de arte e oficinas neste fim de semana
O fim de semana começa
Inteligência Artificial e Dependência Emocional: os riscos de substituição das interações humanas por respostas geradas por sistemas artificiais
Recentes observações sobre notícias do
15 tendências para as redes sociais em 2025
Em 2025, as redes sociais
Pessoas desconhecem riscos ao escanear a íris, alertam especialistas
É por uma portinha na
As dez tendências de IA para o varejo em 2025
A NRF 2025 foi uma
Prorrogadas inscrições para cursos destinados a preparar pessoas idosas contra golpes digitais
Inicialmente estabelecido como quarta-feira (15),
Mudanças da Meta: como as novas políticas podem afetar negócios e consumidores
Recentemente, Mark Zuckerberg, cofundador da
Como as marcas têm reagido à possibilidade de banimento do TikTok nos EUA
A iminente possibilidade de banimento do TikTok nos Estados
Músico Jr China, de Brasília, leva a reggae music para Santa Teresa
Em 12 de janeiro, evento
Complexo Hip-Hop: Evento gratuito promete agitar Planaltina com muita arte, música, dança e atitude
No último domingo do ano
Banda “Segundo Tempo” é um dos destaques do evento “Lokapalloza”
Tempo de estudar, fazer amizades,
Caio Bonfim é o Melhor Atleta do Ano e leva o Troféu Rei Pelé
O Atletismo Brasil está em
Computação sustentável e seus desafios frente à inteligência artificial: assista a evento online gratuito da USP
A computação sustentável surge como