Em Brasília: passeio turístico pelo Setor Comercial Sul resgata histórias da região
A pé entre as quadras, turistas e moradores do Distrito Federal imergem na história, na cultura e na arquitetura do Setor Comercial Sul (SCS). O projeto Walking Tour do SCS Tour, que recebe fomento do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur-DF), convida as pessoas a terem uma experiência diferente no coração de Brasília.
A iniciativa conquistou o selo Travellers Choice do TripAdvisor, que a recomenda como uma das melhores experiências da capital federal, que busca resgatar as memórias e curiosidades da região por meio do Turismo Criativo e leva os visitantes a circularem pelas galerias, becos, praças e prédios da região.
“O projeto tem o objetivo de colocar o setor na rota turística, como uma forma de apresentar o potencial da região, desenvolvemos rotas como o Graffiti Tour, focado na arte urbana; o Tour Fotográfico, direcionado aos amantes da fotografia; e o Walking Tour, um passeio a pé que busca desvendar o território do Setor Comercial Sul, os personagens que dão nomes aos edifícios, entre outras curiosidades”, explica o coordenador do projeto, Guilherme Capanema.
Durante aproximadamente duas horas e acompanhados por um guia, os turistas perpassam pela história e arquitetura dos prédios das quadras 1 a 5, pelos movimentos culturais, Galeria dos Estados, pela Praça dos Artistas e outros trechos icônicos da região. O ponto de encontro é em frente aos edifícios Morro Vermelho e Camargo Corrêa, localizados na SCS Quadra 1. “São locais importantes para a história de Brasília. Durante a visita, é possível conhecer alguns dos edifícios mais emblemáticos do SCS, descobrir histórias fascinantes e curiosidades sobre a construção e desenvolvimento da região e seus personagens, além de visitar espaços culturais, como museus e galerias de arte”, detalha Capanema.
Como participar – Os passeios gratuitos com o apoio da Setur iniciaram em setembro e seguirão pelo primeiro semestre de 2024. Em cada visita, o projeto recebe entre 20 e 30 pessoas em cada caminhada. Para participar é necessário fazer a inscrição neste link.
De acordo com o coordenador do projeto, seis passeios já foram realizados e contaram com a presença de turistas locais, de fora de Brasília e até mesmo de outros países. “Temos moradores do DF, que conhecem a região como ponto de trabalho ou somente de passagem, que nunca pararam para conhecer a história, e turistas de outros estados e países que já conheceram os pontos turísticos tradicionais e estão buscando um outro lado de Brasília”, relata Capanema.
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, projetos como esse colocam Brasília dentro de outros cenários, como do Turismo Criativo. “O Setor Comercial Sul está repleto de histórias que complementam a construção da cidade até os dias atuais, são muitos edifícios, ruas, praças, pessoas e becos que colaboram com a cultura da capital. Projetos como o Walking Tour trazem aos visitantes uma nova visão sobre a cidade e ajudam a consolidar o potencial turístico”, afirma Araújo.
O Turismo Criativo se traduz, na atualidade, como tendência do mercado mundial e como uma necessidade para diversificar a oferta de produtos e segmentos que compõem a economia do turismo.
Brasília está entre os principais destinos turísticos de brasileiros e estrangeiros. Para atender as pessoas que visitam o DF, a cidade conta com cinco centros de apoio ao turista (CATs): no aeroporto, na Esplanada dos Ministérios, na Rodoviária Interestadual, na Superquadra 308 da Asa Sul e na Torre de TV, com uma unidade móvel. O espaço funciona de sexta a domingo, em todos os fins de semanas e feriados. São oferecidas gratuitamente informações sobre os produtos e serviços turísticos no DF e Entorno, como mapas, guias turísticos e materiais promocionais, distribuídos individualmente.
Fonte: Agência Brasília
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
TikTok usa campanha feita com IA para educar sobre IA
Visando promover transparência e o
Arte Urbana nas Escolas: Graffiti, rap, dança e roda de conversa em escolas da Ceilândia
Em continuidade à 5ª edição
Denise Vourakis apresenta exposição Linhagem Cartográfica no ECRR
As heranças dos antepassados são
Maktub: O destino da moda é você
A estilista e professora de
Remoda, Feira de Brechós: Festival de Moda Circular
Consumo consciente de moda, economia
Campeonato brasiliense de drift acontece neste final de semana
O maior evento de drift
Estética dos anos 2000 vira tendência para a geração Z e influencia consumo de moda
Em alta em diversos meios
95% das empresas pretendem continuar investindo na Creator Economy
A Creator Economy está –
Para proteger os animais, lei os reconhece como seres sencientes, passíveis de dor e sofrimento
Reconhecer os animais não humanos
Lei reconhece airsoft e paintball como modalidades esportivas no DF
A Lei 7.545/2024, que reconhece
Campanha Homem de Verdade Protege a Mulher será lançada no dia 30
A Secretaria da Família e
Um Capital Moto Week para ELAS
Asfalto, motor, óleo e batom!