![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2023/11/2611.jpg)
ESG: a importância de compartilhar a jornada
Nunca tantos esperaram tanto de tão poucos! (parafraseando Churchill) Bilhões de habitantes da Terra esperam que as grandes organizações (instituições e empresas), que são relativamente poucas, tornem o mundo um lugar melhor para se viver, agora e no futuro, de forma sustentável, em todos os aspectos que cada um considere relevante.
Acontece que sustentabilidade é uma missão coletiva, de responsabilidade compartilhada, e a comunicação é fundamental para que todos possam saber para onde estamos indo, o que desejamos mudar e o que cada um deve fazer para que cheguemos lá. Nas duas edições de estreia da DUE Insights (Brasília e Rio de Janeiro) falamos sobre isso, de uma forma diferente da usual.
Instigados pelos cortes das entrevistas com Pedro Rivas (ESPM), Raquel Messias e Luiz Lara (Lew’Lara\TBWA), e do lançamento do guia Marketing Sustentável 2030 da ABA, nossos debatedores Gabriel Santamaria (Banco do Brasil), Rayssa Tomaz (Jornalista), Alexandre Freeland( InPress), Paula Martini (Internet das Coisas) e Sheila Aquino (Sistema Fecomércio- Rio), exploraram as conclusões do estudo da SocialData e compartilharam, generosamente, sua vasta experiência, gerando uma profusão de insights sobre os desafios e oportunidades da comunicação ESG.
Alguns pontos interessantes que observamos a partir das pesquisas que tomamos como referência:
– Embora, em sua definição sintética mais genérica, ESG signifique “Governança com foco no meio ambiente e na sociedade”, cada stakeholder tem seu foco específico. A ONU deseja que ESG incorpore seus 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS); as agências de risco, que classificam as empresas, estão preocupadas especificamente com o risco do investimento e têm critérios distintos para essa avaliação (segundo a Exame e a Bloomberg, a correlação entre os ratings das principais agências é de apenas 60%); as empresas consideram ESG uma oportunidade para melhorar sua imagem e reputação; os consumidores desconhecem a sigla (em sua maioria), mas têm se interessam por questões relacionadas ao meio ambiente e ao impacto social.
– Quase 80% das grandes empresas têm uma agenda ESG onde predominam as ações relacionadas à redução de impacto ambiental, temas relacionados com diversidade e inclusão e códigos de conduta, mas apenas algo em torno de 40% estipulam metas e controlam resultados Pesquisa Pacto Global)
– Falta de conhecimento/preparo das equipes e pressão por resultados de curto prazo (ESG não é prioritário) são os principais obstáculos para avançar. A maioria das empresas (70%) não pretende ampliar seu investimento em ações ESG nos próximos doze meses
– A escuta das redes sociais, conduzida durante a Pesquisa Pacto Social através do uso da plataforma Stilingue durante o ano de 2022, e atualizada pela SocialData em agosto/23 (usando a mesma base ESG da parceira Stilingue), indica que, entre os assuntos ESG, a preocupação com o meio ambiente é predominante, e o maior volume de interações ESG acontece nos setores Financeiro (investimentos), Alimentos e Bebidas (diversidade e inclusão, empregos, reciclagem), Automotivo (compromissos com sustentabilidade), Óleo e Gás (energia limpa, preservação do meio ambiente, corrupção) e Tecnologia (como pode ajudar).
– No setor financeiro (onde nos aprofundamos um pouco mais), a “bolha” das conversas com temática ESG alcançou 28% do total do espaço ocupado pelas conversas, com foco em ações culturais (patrocinadas pelas marcas) e financiamento de ações consideradas positivas (de proteção, como a Coalisão Verde) ou negativas (de agressão, como a extração de petróleo e gás na Amazônia) para o meio ambiente.
– Um estudo global recorrente, conduzido anualmente pela Kantar Worldpanel (“Who Cares? Who does?”), indica que apenas 5% dos brasileiros poderiam ser considerados realmente “ativistas” e 16% preocupados com questões ambientais, ou seja, 80% da população brasileira não vê o meio ambiente como prioridade no momento (2022) – a média global foi estimada em 44% de Eco-dismissers.
Isso já está acontecendo e sendo realistas, o planeta e a sociedade caminham para um colapso. E o outro ponto desafiador é que embora haja concordância sobre a relevância do ESG, existem discrepâncias sobre seu significado. Mesmo os que estão engajados na causa, remam em direções diferentes.
Há que se trabalhar a “cultura ESG”, e alinhar o que queremos e o que devemos fazer para alcançar os resultados. A comunicação, particularmente das organizações que querem ser reconhecidas como promotoras do ESG, é uma das ferramentas mais poderosas para educar a sociedade. Mais importante do que comunicar o que fizeram e esperar pelos louros (a imagem e o prestígio), é explicar por que fizeram e inspirar mais pessoas a trilharem o caminho.
*Flavio Ferrari é fundador do hub SocialData e professor na ESPM
*Fátima Rendeiro é Head Market Intelligence na Due
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/2607-300x198.jpg)
Para proteger os animais, lei os reconhece como seres sencientes, passíveis de dor e sofrimento
Reconhecer os animais não humanos
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/2507-300x198.jpg)
Lei reconhece airsoft e paintball como modalidades esportivas no DF
A Lei 7.545/2024, que reconhece
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/2407-300x198.jpg)
Campanha Homem de Verdade Protege a Mulher será lançada no dia 30
A Secretaria da Família e
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/1507-300x198.jpg)
Um Capital Moto Week para ELAS
Asfalto, motor, óleo e batom!
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/1107-300x198.jpg)
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0907-300x198.jpg)
O desafio que é ser mulher nos dias de hoje
Com a proximidade do “Dias
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0807-300x198.jpg)
Cine Brasília amplia número de sessões acessíveis
Desde que o Cine Brasília
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0607-300x198.jpg)
Brasília é a capital com a melhor qualidade de vida, segundo o IPS Brasil 2024
Recentemente, foi divulgado o levantamento IPS Brasil
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0507-300x198.jpg)
“Pai do Marketing apresenta novo conceito de marketing que vai além dos 4 Ps
Aos 93 anos, Philip Kotler, considerado
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0407-300x198.jpg)
Arte Movimenta: Encontro multicultural e feira independente promovem a cena artística do Gama/DF
Uma experiência artística única, o
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0307-300x198.jpg)
Capital Moto Week bate recorde e investe R$ 20 milhões na edição 2024
Para fazer o maior festival
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0207-300x198.jpg)
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/07/0107-300x198.jpg)
Escola de Esporte do DF abre período para renovação de matrícula
A Escola de Esporte abrirá,
![](https://prbrasilia.com.br/cac/wp-content/uploads/2024/06/3006-300x198.jpg)
As 5 marcas mais valiosas do Brasil
Marcas de bancos e cervejas