
Inteligência Artificial é o tema mais relevante para os profissionais de Marketing
Considere o panorama dos tempos modernos – suas peculiaridades, facilidades, dificuldades e urgências – e responda: qual é o assunto mais importante para o bem-estar de marcas e empresas agora e no futuro?
Para 47% dos respondentes de uma pesquisa feita pelo Mundo do Marketing no LinkedIn, o tema mais relevante para o Marketing Moderno é a Inteligência Artificial (IA). Na segunda posição, aparece a Customer Experience, destaque para 25% dos usuários.
Fecham o ranking Marketing de Influência (19%), e ESG, tema considerado mais relevante por apenas 9% dos respondentes, o que acende um sinal de alerta sobre a percepção dos profissionais brasileiros sobre práticas que devem – e já deveriam – moldar o posicionamento das marcas nos próximos anos.
Inteligência Artificial e Customer Experience
A relevância da dupla é facilmente justificável e não chega a ser uma surpresa. Afinal, para 93% dos executivos de Marketing, o emprego dos recursos de IA trouxe melhorias positivas para a organização do trabalho, e 91% deles relatam um impacto positivo em relação à produtividade, conforme aponta um relatório divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG).
Adicionalmente, a Inteligência Artificial tem sido uma das principais aliadas para a melhoria da Customer Experience (CX). Segundo Lyse Nogueira, Customer Advisor do SAS, as ferramentas de IA permitem o trabalho com um grande volume de dados pré-existentes, o que possibilita às empresas monitorar o comportamento dos consumidores e oferecer campanhas e experiências personalizadas para fidelizá-los.
Cabe ressaltar que 66% dos clientes que experimentam boas experiências em canais de atendimento tornam-se mais satisfeitos e recomendam marcas para outras pessoas, conforme aponta uma pesquisa da Zendesk. Não por acaso, 71% dos CIOs, CTOs e desenvolvedores das Américas pretendem adotar novas tecnologias de IA em prol da melhoria da oferta de CX.
ESG: o ponto de atenção
Não há escapatória: as práticas de ESG estão diretamente ligadas à tendências operacionais que devem ditar os rumos do mercado corporativo nos próximos anos. No entanto, a ação começa agora, seja em prol do bem-estar comercial, seja em prol do bem-comum proporcionado por um futuro equilibrado.
No país, 67% das pessoas afirmam possuir o hábito de procurar sobre as práticas ESG de uma empresa antes de adquirir um produto, e ao descobrirem que uma marca sustenta práticas que prejudicam o meio-ambiente, 57% desistem de fechar uma compra, conforme aponta o Relatório ESG e Sustentabilidade, realizado pela Opinion Box.
Pensando na importância do tema, a taxa de apenas 9% dos respondentes que enxergam ESG como prioridade acende um sinal de alerta ao ser associada com outro dado preocupante: no Brasil, apenas apenas 16% dos CEO’s e C-Levels afirmam ter total conhecimento sobre a pauta, enquanto 71% declaram conhecer o tema razoavelmente e 13% admitem não possuir qualquer conhecimento sobre ESG.
Fonte: Mundo do Marketing
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts


MEDALHA DE PRATA EM PARIS, CAIO BONFIM PALESTRA PARA CRIANÇAS E JOVENS EM SOBRADINHO
Sobradinho recebe, nesta quinta-feira (6),

Relatório GIP criado pelo Dr. Fabiano de Abreu Agrela que estima o QI através da genética é finalmente lançado
O Relatório GIP (Genetic Intelligence

IV Edição do Festival Horizonte de Histórias abre inscrições para contadores de histórias
Em um mundo dominado pelas

Live & Digital Music Conference: 5ª edição terá palestra e painéis realizados na UnB
Com o objetivo de ouvir,


CCBB Brasília recebe edição de encerramento da turnê Obatalá: uma conexão Salvador-África-Brasil
O Centro Cultural Banco do

A realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) vão dominar o mercado
A tecnologia galopa. Em ritmo

Brasília recebe evento de carros antigos, exposições de arte e oficinas neste fim de semana
O fim de semana começa

Inteligência Artificial e Dependência Emocional: os riscos de substituição das interações humanas por respostas geradas por sistemas artificiais
Recentes observações sobre notícias do

15 tendências para as redes sociais em 2025
Em 2025, as redes sociais

Pessoas desconhecem riscos ao escanear a íris, alertam especialistas
É por uma portinha na

As dez tendências de IA para o varejo em 2025
A NRF 2025 foi uma
