Prêmio Profissionais da Música acontece de 1º a 4 de junho
De 1º a 4 de junho, Brasília receberá a 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM). Além da já tradicional premiação que este ano bate recorde contemplando 176 categorias, o PPM, de volta ao formato presencial após a pandemia, amplia sua programação se tornando ainda mais atraente para a população. Além das premiações, palestras, dos painéis e workshows, o público desfrutará do Festival “A Parada da Música”, que terá o seu momento alto com as apresentações de Lia de Itamaracá (PE) e Renato Matos (DF), ambos homenageados pelo PPM ao lado do jornalista e pesquisador Juarez Fonseca (RS) e Chico Science (PE), in memoriam. Os ingressos gratuitos e limitados para os shows que acontecerão no Museu da República podem ser retirados no Sympla. E para quem não conseguir garantir o seu, as apresentações, bem como as premiações, serão transmitidas na íntegra no canal de YouTube do PPM
Os pocket shows poderão ser conferidos a partir de 2 de junho, quando subirão ao palco Klüber (PR) e Clara Telles (DF). No dia seguinte, o destaque ficará por conta de Igor Gnomo (BA) e Afrodizia. E, encerrando o evento, em 4 de junho, nada menos que seis horas de música! Antes das apresentações de Lia e Renato Matos, o festival apresentará de Márcio Moreira (RJ), Crônica Mendes, 50 Tons de Pretas, Claudia Castelo Branco. Um show de diversidade e muito talento, passando pela ciranda, reggae, rap, mpb, jazz e misturas singulares.
“Normalmente, a programação é mais aproveitada pelos finalistas que vem de todo o país, pois traz muito conteúdo e personalidade de interesse dos profissionais do universo da música. Mas queremos receber cada vez mais o público de Brasília e investimos nessas atrações mais abrangentes, porém alinhadas com a temática do PPM”, afirma Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM.
Outra atração de apelo entre os amantes de música será a feirinha literária que divulgará obras significativas sobre a produção musical do país. Com a presença dos autores e noite de autógrafos em 02 de junho no Museu da República, serão apresentados e comercializados, ao longo do evento, nove livros: “Guia da Produção Cultural 9ª edição”, de Edson Natale e Cris Olivieri; “Memórias de um motorista de turnê”, de Paulo André, “Brincadeiras de soprar”, de Rosa Barros; “O violão pampeano de Lúcio Yanel”, de José Daniel Telles dos Santos; “Para ouvir Sylvia Telles”, de Gabriel Gonzaga; “Viver é melhor que sonhar”, de Chris Fuscaldo; “Prática da Linguagem da Música Brasileira na Música Popular”, de Rafael Leme; “África Brasil: Um dia Jorge Ben Voou Para Toda a Gente Ver”, de Kamille Viola e “Gauchismo Líquido”, de Clarissa Figueiredo.
A programação do PPM, que em boa parte será realizada o Museu da República, também ocupará outros espaços na cidade como o Clube do Choro, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Orbis Studio.
Sobre o PPM – Ao slogan “Temos um país para reconstruir”, soma-se a urgência de expor e reconhecer o esforço de tantos nestes difíceis últimos anos. Portanto: “Viva a Cultura Popular”. Como uma das marcas do Prêmio Profissionais da Música (PPM) é a emoção sempre presente nas cerimônias de premiação, a organização trabalha para ir além da exposição e reconhecimento dos profissionais da música que concorrem em 176 categorias. De 1º a 4 de junho, o evento homenageará a cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá, na modalidade Educação; o cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos, em Convergência; o pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca, em Produção e Chico Science (in memoriam), um dos expoentes do Mangue Beat, em Criação.
O evento terá início com uma cerimônia de Moção de Louvor aos Profissionais da Música, realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com direito à apresentação da cantora, compositora, rabequeira e pifeira Maísa Arantes. Na ocasião, será servido um coquetel em meio a uma instalação de fotos dos homenageados. Em continuidade, para dar conta apenas da premiação serão necessárias duas noites. Em 2 de junho, serão premiadas as categorias das modalidades Produção (187 finalistas) e Convergência (166 finalistas). Já em 3 de junho de 2023, será a vez das modalidades Educação (94 finalistas) e Criação (395 finalistas. A programação movimentará também o tradicional Clube do Choro e o Museu da República. No museu, um dos últimos monumentos projetado por Oscar Niemeyer para a capital do país, se dará a maior parte das atrações envolvendo os participantes, tudo aberto à população.
Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM, reforça que o PPM é feito para os profissionais da música de todo o país, com o propósito da valorização de toda a cadeia criativa e produtiva da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição.
PRESENÇAS – Presente a cinco edições do PPM, o músico Roberto Menescal, um apoiador de primeira hora do PPM, estará em Brasília para o evento, que já conta com várias confirmações. Participarão da programação produtores, jornalistas, compositores, músicos, empresários e mais uma gama de profissionais relacionados ao universo da música, entre eles Adriana Belic, Afonso Oliveira, Alec Haiat, Barral Lima, Benjamim Taubkin, Cibele Bahia, Edson Natale, Elisa Maia, Kamille Viola, Kathia Pinheiro, Manno Góes, Marcio Mazzeron, Marta Schmitt, Miguel Galvão, Paulo Almeida, Socorro Lira, Thomas Roth, Valéria Becker, Patrícia Palumbo, Paulo André Pires, Fred 04, Marcelo Fruet e Maurício Tagliari. Além deles, vindos de todas as regiões do país, confirmaram presença cerca de 200 finalistas.
PERTINÊNCIA TEMÁTICA – A começar pelo painel inaugural “Vivam os Profissionais da Música: Temos um país para reconstruir”, o evento abordará assuntos abrangendo as modalidades e categorias que compõem a premiação. O enfoque será para a visão e percepção do segmento musical, a partir do dia a dia de seus profissionais, buscando unir pessoas, empresas e prestadores de serviço em torno de um legado que beneficie esta classe através de consumidores e comercializadores.
Entre os temas, para ilustrar e inspirar, destaque para “O Uso de Recursos de Inteligência Artificial na Produção Musical Executiva”, “Música em Pauta: uma ponte entre o som e a imprensa musical”, “Os Caminhos da Música Popular Brasileira”, “Entre Corpos Toadas e Batuques”, “Cancioneiro Latino-Americano e Brasileiro como espaço para o restauro da história”, “A importância da gestão e análise de metadados para o sucesso na carreira”, “Música no metaverso e web 3.0: novos campos de trabalho para os profissionais da música”, entre muitos outros.
O Prêmio Profissionais da Música é um evento inclusivo e contará com intérpretes de LIBRAS em todas as atividades, instalações acessíveis a pessoas com deficiências e outros recursos de acessibilidade. O PPM foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
Imersão Mulheres de Impacto reúne empreendedoras de todo o Brasil para um dia de transformação e inspiração
A Plataforma Internacional do Pablo
Escritora e Chef de Cozinha, Aninha Niederauer, lança seu primeiro livro
Acontece nesta sexta-feira, 29 de
Clube de Permuta confraterniza com associados de Brasília
O Clube de Permuta realiza
Projeto Encontro Arte Urbana nas Escolas encerra sua 5ª edição
O projeto Encontro Arte Urbana nas Escolas encerra sua
PROMESSAS DE ANO: A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS
Dra. Renata Esotico, Fisioterapeuta Integral
Estudo confirma o crescimento da preferência por podcasts com vídeo
Novos dados do Morning Consult
Mostra na Câmara Legislativa traduz impacto do hip hop no DF
“O hip hop está aonde
INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO JULIANIART NA E-MIRACLE VILLE
Artista Plástica Arlene Juliani realiza
Espaço Cultural abre exposição Horizontes Internos
No dia 30 de outubro,
Você sabe quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
Sabe quando miramos em vários
Retorno Projeto Pixinguinha: Alaíde Costa e OSTNCS em apresentação única na capital do país
A voz preciosa da cantora
Você sabe o que é análise perceptiva de gestão?
Dra. Renata Esotico, Fisioterapeuta Integral
TikTok usa campanha feita com IA para educar sobre IA
Visando promover transparência e o
Arte Urbana nas Escolas: Graffiti, rap, dança e roda de conversa em escolas da Ceilândia
Em continuidade à 5ª edição