Uma Conversa Íntima: convergências entre as Literaturas Russa e Brasileira
O que há em comum entre obras literárias brasileiras e russas? As inspirações que tocaram Graciliano Ramos e Fiódor Dostoiévski são tão distantes quanto o sertão nordestino da Sibéria? Como culturas tão diferentes podem convergir? Estas são algumas questões sobre as quais o seminário “Convergências entre as Literaturas Russa e Brasileira” discorrerá. Um dos objetivos do encontro literário é apresentar os fios semânticos que conectam os dois povos, estimulando os participantes a mergulharem no estudo dos laços culturais e humanitários através de um conhecimento mais substantivo da cultura russa. Realizado pela Agência Russa Para Cooperação Internacional Humanitária «Rossotrúdnichestvo» e pelo Instituto Cultural Casa de Autores, o evento acontecerá na Biblioteca Nacional de Brasília, em 15 de dezembro, das 19 às 21h30. A ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e Biblioteca Nacional de Brasília.
“Apesar da distância geográfica, há temas e influências mútuas na criatividade entre os nossos países. Pontos de entrelaçamento na literatura podem ser encontrados tanto na prosa quanto na poesia. A cultura russa, especialmente a popular, inspirou escritores e poetas no Brasil. Autores modernos de Brasília e de Moscou, em suas obras, tentam dar respostas a questões muito semelhantes. E se o Brasil é formado a partir das ‘três raças tristes’ descritas por Vinícius de Morais, na canção deste país também há uma lágrima russa”, analisa Andrey Prokin, diretor de Casa Russa no Brasil.
O fenômeno promove situações curiosas, como a relatada por Maurício Melo Júnior, presidente da Casa de Autores. “Por muitos anos um poema de Eduardo Alves da Costa circulou pela internet que teimava em atribuir o texto ao poeta russo Vladimir Maiakovski. Isso se dá por conta das experiências pessoais dos autores, marcados por questões sociais, como a pobreza e a falta de perspectiva”. Maurício também resgata que autores como Nelson Rodrigues, por exemplo, diziam-se fortemente influenciados por Dostoiévski. Enquanto outros intelectuais brasileiros fizeram imersões na Rússia, construindo pontes. Ferreira Gullar e Jorge Amado, este bastante lido na Rússia, chegaram a morar em Moscou.
Apesar da profundidade temática, o seminário atende a estudiosos, ao mundo literário, sendo uma experiência interessante também a leigos apaixonados pelas produções literárias tão ricas de ambos os países. Na programação, haverá um debate sobre a convergência literária entre Dostoiévski e Graciliano Ramos, conduzido por Leonardo Almeida Filho; uma conversa sobre literatura infantil com Alexandre Parente e Andrey Prokin; um recital de poemas de Maiakovski, Ferreira Gullar, Cecília Meirelles e Anna Akhmátova, com Sérgio Duboc e Ângela Barcellos Café e uma apresentação de canções russas.
Programação:
19:15 – Palestra: Graciliano Ramos, Leitor de Dostoiévski. Professor Leonardo Almeida Filho.
19:30 – Apresentação de Alexandre Parente e Andrey Prokin.
20:00 – Recital de poesias: Maiakóvski e Ferreira Gullar, Anna Akhmátova e Cecília Meireles. Com Sérgio Duboc e Ângela Barcellos Café.
20:30 – Apresentação musical
21:20 – Encerramento
Serviço:
Seminário Uma Conversa Íntima- Convergências entre as Literaturas Russa e Brasileira
Bibliotenca Nacional de Brasília
Das 19:15 às 21:20
Inscrições gratuitas: .Sympla
Mais informações: flipiriproducao1@gmail.com
Gostou do nosso post?
Compartilhe nas suas redes sociais
Quem somos
A PR Brasília tem como objetivo oferecer informações de qualidade sobre nossa capital. Desde 2009 a PR Brasília oferece o melhor conteúdo para seus parceiros e leitores.
Leia mais posts
Imersão Mulheres de Impacto reúne empreendedoras de todo o Brasil para um dia de transformação e inspiração
A Plataforma Internacional do Pablo
Escritora e Chef de Cozinha, Aninha Niederauer, lança seu primeiro livro
Acontece nesta sexta-feira, 29 de
Clube de Permuta confraterniza com associados de Brasília
O Clube de Permuta realiza
Projeto Encontro Arte Urbana nas Escolas encerra sua 5ª edição
O projeto Encontro Arte Urbana nas Escolas encerra sua
PROMESSAS DE ANO: A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS
Dra. Renata Esotico, Fisioterapeuta Integral
Estudo confirma o crescimento da preferência por podcasts com vídeo
Novos dados do Morning Consult
Mostra na Câmara Legislativa traduz impacto do hip hop no DF
“O hip hop está aonde
INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO JULIANIART NA E-MIRACLE VILLE
Artista Plástica Arlene Juliani realiza
Espaço Cultural abre exposição Horizontes Internos
No dia 30 de outubro,
Você sabe quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
Sabe quando miramos em vários
Retorno Projeto Pixinguinha: Alaíde Costa e OSTNCS em apresentação única na capital do país
A voz preciosa da cantora
Você sabe o que é análise perceptiva de gestão?
Dra. Renata Esotico, Fisioterapeuta Integral
TikTok usa campanha feita com IA para educar sobre IA
Visando promover transparência e o
Arte Urbana nas Escolas: Graffiti, rap, dança e roda de conversa em escolas da Ceilândia
Em continuidade à 5ª edição